O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou nesta segunda-feira, 17, a previsão de temperatura nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste do país. Para os próximos dias, espera-se que uma massa de ar frio derrube as temperaturas a partir desta quarta-feira, 19, e se estenda até sábado, 22.
Segundo o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), existe 90% de chance de chover em Franca nesta quarta. As mínimas começarão a cair de 19° para 12° até sexta-feira, 21, quando devem gradativamente reagir e se estabelecer na casa dos 16°. As máximas, no entanto, devem sair de 24° para 23º na quinta-feira, 20, quando as possibilidades de precipitações a partir de então serão de apenas 5% pelos próximos dias. Ainda na sexta-feira, a temperatura máxima deve retornar para 24°.
A frente fria aguardada é de natureza continental, que sai do extremo-sul da América do Sul, perpassa a Argentina, adentrando pela Região Sul do Brasil. A previsão entre quarta e quinta para esta região é de 0° ou de temperaturas negativas, além das geadas que devem incidir nas áreas serranas, como no sul do Paraná e nos planaltos sul e norte de Santa Catarina. Para o sábado, 22, as geadas devem diminuir, mas com uma pequena concentração na fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai (Região da Campanha e Serra do Sudeste).
Região Sudeste
Para a Região Sudeste, pancadas de chuva ao longo do dia podem ocorrer. Na quinta-feira, 20, as precipitações irão diminuir, mantendo um clima frio até o final da semana, quando as temperaturas devem começar a subir novamente. Em algumas localidades, como Campos do Jordão e Serra da Mantiqueira, existe a possibilidade de geada.
Na sexta-feira, 21, feriado de Tiradentes, o dia deve permanecer nublado no Estado de São Paulo e sem incidências de chuva. De sábado, 22, até a próxima terça-feira, 25, a previsão é de que o céu tenha poucas nuvens e a temperatura se estabilize na casa dos 26º de máxima e 16° de mínima.
O frio deve ser ainda mais intenso nas regiões do Triângulo Mineiro e na Zona da Mata. Além das chuvas esperadas para o sul do estado, as mínimas devem cair 5° de quarta para quinta, registrando 9° de mínima e mais 4° ou 5° de quinta para sexta.
No Rio de Janeiro a temperatura máxima deve cair pelo menos 7° de quarta para quinta, indo de 32° para 25°, temperatura esta que se mantém na sexta-feira.
Ainda que com chuva e tempo nublado, o Espírito Santo é o único estado da região que não deve ser tão afetado pela frente fria. As máximas vão de 36º para 30º, na quinta, e caindo para 24° na sexta.
Região Centro-Oeste
A frente fria se ascende ainda na Região Centro-Oeste do Brasil. As temperaturas caem no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Apenas no DF (Distrito Federal) a queda da temperatura será pouco expressiva. A previsão de máxima é de 28° e a mínima de 16°.