Em sete meses de funcionamento, o Núcleo Reconhecer, vinculado à Secretaria de Ação Social, realizou 420 atendimentos às pessoas em situação de violência de gênero, orientação sexual e/ou de raça, garantindo proteção social, apoio e prevenção, promovendo a defesa de seus direitos, como mulheres, população negra e LGBTQIA+ em situação de risco, decorrente das violências causadoras de lesão, sofrimento físico, sexual, psicológico, dano moral e abandono, de todas as faixas etárias, residentes na cidade.
Localizado na Estação, o núcleo traz atendimento completo para acabar com o ciclo de violência, tendo orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos. Nesse período de atividades, as ocorrências de maior predominância envolveram casos de violência doméstica, sendo as mulheres as principais vítimas, embora também tenham registros de casos de preconceito racial e de orientação sexual.
Marina Borges, assistente social e coordenadora da unidade, destacou a importância das atividades que, desses 420 atendimentos, obtiveram média de 140 desligamentos e ciclos de violência rompidos. “Os demais casos permanecem em acompanhamento, recebendo atendimento técnico de assistentes sociais, psicóloga e advogada”, disse.
A Associação PRO-RE-A-VI (Projeto de Restauração de Vidas) é a instituição que foi classificada, por meio de chamamento público, com supervisão da Secretaria de Ação Social, para a administração do serviço. Realiza atendimentos individuais e coletivos, sendo eles através de profissionais capacitados, rodas de conversa e oficinas, objetivando a superação da demanda inicial e fortalecimento das pessoas vítimas de violência.
O Reconhecer conta com um grupo multidisciplinar, composto por coordenador, administrativo, motorista, serviços gerais, educadora social, assistentes sociais, advogada e psicóloga. No local, o público beneficiado recebe um atendimento completo, objetivando o rompimento do ciclo de violência, com orientações e encaminhamentos diversos para o Sistema de Garantia de Direitos.
A unidade, instalada na Estação, na rua General Teles, 642, funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Interessados em saber mais sobre o serviço, poderão entrar em contato pelo telefone (16) 4101-5107 (WhatsApp).