No dia 4 de abril, às 9 horas, terá início o 8º Fórum de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana, no Hotel Dann Inn. O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site da associação – www.amsc.com.br
Edgard Bressani, presidente da AMSC e CEO da Latitudes Brazilian Coffees, declarou: “No ano passado, durante o primeiro ano de nossa gestão 22/23, o fórum teve grande destaque e reuniu mais de 300 participantes. A seleção dos temas e palestrantes foi fundamental para o sucesso do evento. Ao longo deste ano, teremos ainda inúmeras outras ações planejadas, como Dias de Campo em Franca, Ibiraci e em São Sebastião do Paraíso, culminando com 21º Concurso de Qualidade de Café da Alta Mogiana, cuja edição de 2022 foi um grande sucesso no leilão dos lotes.”
O fórum contará com a presença de grandes nomes da cafeicultura nacional em palestra e painéis, trazendo temas bastante atuais e endereçados principalmente a produtores, agrônomos, técnicos agrícolas, torrefações, cafeterias, mestres de torra, baristas, classificadores de café, profissionais do setor, estudantes, apaixonados por café e outros.
Temas:
Manhã
8h – Abertura
9h – Palestra: “Na busca dos melhores cafés – pós-colheita”
Bruno Ribeiro – Origina
Apoiador: FMC
10h – Painel 1 – Qualidade
Tema: “Novos processos e agregação de valor na comercialização”
Luís Felipe Silva dos Santos – Lallemand
Apoiador: Lallemand
11h – Painel 2 – Mercado de Especiais
Tema: “Branding – transformando uma fazenda em uma marca que agrega valor”
Christiano Borges – Ipanema Coffees
José Francisco Pereira – Monte Alegre Coffees
12h – Break almoço
Tarde
13h30 – Painel 3 – Biocultivo
Tema: “Biocultivo e demandas internacionais”
Alessandro Guieiro – AG Consultoria
Flavio Boren
Apoiador: Vittia
14h30 – Painel 4 – IG e Selo
Tema: “A importância da IG da Alta Mogiana para a região: desafios e oportunidades”
Hulda Oliveira Giesbrecht – Sebrae
Lorena Caldeira – Cafebrás
15h30 – Painel 5 – Consumo Cafeterias
Tema: Promovendo as fazendas da IG Alta Mogiana no ambiente cafeteria
Gelma Franco – il Barista – São Paulo
Marcio Palma – Marê Café – Ribeirão Preto (Associado AMSC)
Paula Dulgheroff – Mundo Café – Uberlândia
Raphael Souza – Grassy Spazio Caffé – Ribeirão Preto (Associado AMSC)
Silvia Magalhães – SMC Café
O crescimento do consumo dos cafés especiais no mercado nacional e internacional, ao longo das duas últimas décadas, tem criado um olhar mais atento do produtor para a qualidade. Hoje as propriedades estão mais antenadas e receptivas para as demandas que vêm surgindo. Os preparos com fermentação controlada também vêm ganhando destaque e levando para a xícara sabores distintos. O importante é agregar valor para enfrentar a alta do custo de produção, com preços mais altos de insumos, como fertilizantes, combustível, e também pela volatilidade da bolsa”, lembra o cafeólogo.
“O 8º Fórum de Qualidade do Café da Região da Alta Mogiana contará com a presença de nossas parceiras – as Cerejas do Café e trará bancada de empresas apoiadoras do evento”, conclui Bressani.