O Instituto Chuí promoverá a 7º edição do Torneio Internacional de Basquete de Franca, entre 10 e 22 de julho. A competição reunirá equipes de categorias de base, sub-12, sub-13, sub-14 e sub-15.
O tradicional evento voltará a movimentar a Capital do Basquete. Serão duas semanas intensas de jogos no Ginásio Pedrocão, Quadra da Escola Chuí Esportes, Ginásio do Castelinho, Ginásio do SESI e quadra Chuí Esportes.
O padrinho do Instituto Chuí e organizador do evento, Marco Aurélio Chuí, disse que o Torneio faz parte do calendário oficial de eventos de Franca. “O Torneio Internacional de Basquete nas categorias de base está dentro da lei da Semana do Basquete na nossa cidade. O Instituto Chuí sempre incentiva a prática do basquete com diversos projetos, sejam eles sociais, educacionais e de competição, como é o nosso torneio, que traz pra Franca as principais equipes do país, afirmou Chuí.
O Torneio também proporciona experiências que vão além das quatro linhas. Durante as duas semanas os atletas participam de ações que proporcionam muitos aprendizados como palestras com profissionais esportivos e encontros. “Todo ano definimos temas que fazem parte do ambiente esportivo e auxiliam no crescimento do menino como atleta e cidadão. Em 2022 houve uma super palestra com a psicóloga Manoella Fiochi e a nutricionista Aline Tritto, ambas profissionais que trabalham com as equipes de alto rendimento do Sesi Franca. Os meninos amaram”, concluiu Chuí.
Para 2023, o 7º Torneio Internacional de Basquete de Franca manterá dois eventos que tiveram muito sucesso no ano passado: o Concurso Cultural e 48 horas de Basquete.
“São duas propostas que envolvem ainda mais a participação da população francana no torneio. O 48 Horas acontecerá no Ginásio Pedrocão e todo mundo pode participar, serão 48 horas ininterruptas de basquete”, disse Chuí.
No ano passado o 48 Horas de teve as participações de equipes amadoras, ex-atletas, a torcida organizada do time oficial de Franca, alunos de escolas, equipes de base e muitos outros grupos.
Concurso Cultural
Outra atração importante do Torneio é o Concurso Cultural, que acontecerá pelo segundo ano seguido. Realizado em escolas públicas, o concurso envolve alunos do ensino fundamental I, que realizam ações esportivas, desenhos, frases e textos relacionados ao basquete. O objetivo é levar a cultura do basquete para os colégios.
No final, os melhores desenhos, frases e textos são premiados durante a abertura oficial do Torneio, em julho.