Com o anúncio do Governo de SP nesta quarta-feira (15) da adesão por parte do Dentran.SP ao Sistema de Notificação Eletrônica – SNE, o acesso do cidadão às notificações de trânsito ficou mais simples e seguro.
O SNE faz parte do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e permite que os motoristas paulistas acessem de maneira online os avisos de notificações de autuações de trânsito do Detran.SP e, futuramente, outros órgãos credenciados como o DER – Departamento de Estradas e Rodagem.
Outra vantagem é poder quitar as multas com até 40% de desconto (até a data de vencimento original), desde que a infração seja reconhecida e que não sejam apresentados defesas ou recursos.
Qualquer pessoa proprietária de veículo automotor pode acessar a funcionalidade. Primeiro, é necessário fazer o cadastro pelo site http://portalservicos.senatran.serpro.gov.br.
Feito o cadastro, siga o passo a passo a seguir:
1 – Acesse o app da Carteira Digital de Trânsito (atalho pelos portais do Poupatempo e DetranSP e APP Poupatempo Digital)
2 – Clique em INFRAÇÕES
3 – Selecione a visualização por INFRATOR ou VEÍCULO
Se você escolher POR VEÍCULOS:
4 – Selecione o veículo de consulta
5 – Clique sobre a infração para mais informações
6 – Selecione a forma de pagamento (boleto) e a condição de desconto para pagamento
Na mesma tela também é possível:
– Indicar o real infrator
– Visualizar em PDF a infração
Após selecionar a forma de pagamento e demais alterações, se necessário:
7 – Leia os Termos e Condições
8 – Clique no botão RECONHEÇO A INFRAÇÃO
Feito esse procedimento, basta esperar a liberação do boleto e efetuar o pagamento quando disponível. Ele estará disponível em até 72 horas.
Para oficializar a operação é preciso habilitar, no aplicativo CDT, a opção para recebimento das notificações apenas de forma digital. Isso cancela o envio das notificações pelos correios, diminuindo os custos do processo e permitindo aplicação do desconto.
A implementação do SNE é uma iniciativa do pacote de soluções da Secretaria de Gestão e Governo Digital, Detran.SP e Prodesp para contribuir com transformação digital do Estado de São Paulo.
Fonte: SP Notícias