A cidade de São José da Bela Vista, município vizinho de Franca, vem sofrendo uma nova onda de envenenamento de gatos e cachorros. Segundo o vereador e protetor da causa animal na cidade, Denis Covas, 7 animais foram encontrados mortos no cruzamento das ruas Major João Soares com a Coronel José Esteves: “Nos últimos 30 dias, 6 gatos amanheceram mortos, no mesmo quarteirão, com sintomas de envenenamento. Teve um cachorro também, na segunda-feira [13], que era um cão comunitário, ficava no ESF centro. Ele desapareceu, postamos nas redes sociais para encontrarmos o cachorro. [Quando encontraram], acharam ele morto”.
De acordo com Denis, os protetores da causa animal acreditam que seja realmente envenenamento: “Supomos que seja envenenamento pelo jeito que foram encontrados e a quantidade, muitos de uma vez. Nós não temos dinheiro para fazer a autópsia no animal e descobrir a causa da morte, mas o estado em que são encontrados, leva a crer que seja isso”.
Segundo ele relata em uma postagem numa rede social, “Os envenenamentos têm ocorrido durante a noite, pois os animais já são encontrados de mortos de manhã”. Ele ainda alerta que estão de olho: “Estamos monitorando com vários protetores para descobrirmos quem é o monstro(a) que está fazendo tamanha maldade, e quando descobrirmos quem são, os mesmos serão entregues à justiça”.
Maus-tratos aos animais configura crime pelo artigo 32 da Lei 9.605/98 com alteração pela lei nº 14.064/2020, gerando pena de reclusão de 2 a 5 anos, podendo ter a pena aumentada entre 1/3 e 1/6.
Antecedentes
Não é a primeira vez que casos como este vêm acontecendo. Em 2021, outros animais foram encontrados mortos. Na época do acontecimento, as principais atrocidades estavam sendo cometidas contra cachorros, que foram encontrados até mesmo jogados em um córrego próximo à Avenida Vereador Roque Rodrigues.
Prefeitura
Contatamos a Prefeitura Municipal de São José da Bela Vista para esclarecer que medidas podem ser tomadas em decorrência dos crimes de violência animal. Confira a nota na íntegra:
“A Vigilância Sanitária de São José da Bela Vista pode ser acionada pelo telefone 3142-1455 em caso de suspeita de envenenamento de animais. A partir daí, haverá a condução de uma investigação com exames para identificação do tipo de substância aplicada para que possa ser feito um trabalho de conscientização e prevenção. Em caso de confirmação de envenenamento, o indivíduo lesado pode acionar a esfera criminal para punição do infrator”.