Oferecer atendimento de qualidade a crianças, adolescentes e adultos da cidade e região é a missão da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) de Franca. Com cerca de 1.300 atendidos por mês, a APAE recebe e acolhe 125 pessoas de 10 cidades da região nas três áreas de serviço – educação, saúde e assistência social.
São crianças, adolescentes e adultos com deficiência que não encontrariam em sua cidade de origem o atendimento de excelência que a APAE de Franca oferece. Para as prefeituras, também é a oportunidade de oferecer o serviço adequado a seus moradores, sem o alto custo que despenderiam se fossem implantar os atendimentos especializados em seus municípios.
Diariamente, dezenas de pessoas se deslocam das cidades vizinhas a Franca para receber atendimento nas áreas de educação, saúde e assistência social na APAE. São moradores das cidades de Capetinga, Claraval e Ibiraci, em Minas Gerais, e Cristais Paulista, Jeriquara, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina e São José da Bela Vista.
A maior parte dos usuários da região dos serviços da APAE está na área de Educação – frequentam a Escola de Educação Especial mantida pela instituição. Todas as 10 cidades são atendidas na unidade. O atendimento na área de Assistência Social é utilizado por seis municípios. Já os serviços na área de Saúde são prestados às três cidades mineiras – Capetinga Claraval e Ibiraci.
Ainda na área de Saúde, no CER II (Centro de Reabilitação), a APAE atende aos moradores de todos os municípios da Região Três Colinas, incluindo Patrocínio Paulista e Itirapuã, o que eleva para 12 o total de cidades, além de Franca, que utilizam os serviços da instituição.
Reconhecimento
Como forma de reconhecer e agradecer os serviços prestados pela APAE de Franca, além de parabenizá-la pelos seus 53 anos completados em janeiro, a Câmara Municipal de Pedregulho, durante a sessão da quinta-feira, 2 de março, prestou uma homenagem à instituição.
Através de uma moção de aplausos, de autoria do vereador Sebastião de Oliveira, o Tiãozinho, o Poder Legislativo de Pedregulho concedeu o reconhecimento à APAE de Franca.
“Há tempos faço parte da Saúde, e vi o que a APAE fez e está fazendo por Franca e toda a região. Ela nos assiste aqui em Pedregulho e também à nossa população. Quero aproveitar este momento para dizer muito obrigado por tudo o que a APAE tem feito por nós”, disse o vereador.
Paulo Henrique Ferreira, presidente da instituição, esteve presente na sessão em que a honraria foi prestada e revelou ficar muito lisonjeado com tamanho reconhecimento.
“A APAE de Franca faz um esforço gigantesco para atender a região. A entidade é uma instituição particular sem fins lucrativos com apoio das Prefeituras, da iniciativa privada, do Estado e Governo Federal. Hoje, a APAE Franca tem um orçamento estimado para 2023 – é orçamento, não faturamento – de custos de R$ 14,3 milhões, do qual 30% de ajuda da iniciativa privada, das pessoas, dos nossos eventos. A APAE, quando recebe o reconhecimento de uma Casa como a Câmara de Pedregulho, a gente fica muito feliz, a gente vê a percepção de que estamos fazendo um bom trabalho”, discursou o presidente, agradecendo a homenagem.
A moção foi aprovada por todos os vereadores, que fizeram questão de assinar a homenagem junto do seu autor. “Nós vemos como vocês têm um carinho enorme com o pessoal, não só daqui de Pedregulho, mas de toda a região. A APAE tem que ter apoio, porque ela dá apoio a quem precisa”, ressaltou o presidente da Câmara pedregulhense, Beto Brasil.