A Associação dos Moradores dos bairros Recanto Fortuna e Jardim Monte Carlo, em Franca, reclama há anos por um projeto de asfalto. Segundo áudio que corre nas redes sociais, o asfaltamento desses bairros fazia parte das promessas de campanha do prefeito Alexandre Ferreira, informação confirmada por Osmar Andrade, representante da associação.
No áudio que foi divulgado, o prefeito teria dito que: “Temos que ajustar algumas coisas para podermos fazer o asfalto, mas, vou te falar, sou companheiro viu? A gente senta agora em dezembro [2020], traça alguns objetivos para conseguirmos fazer esse asfalto lá [no Recanto Fortuna e no Jardim Monte Carlo] (…). Acho que não tem problema nenhum a gente ajustar, inclusive valores dentro de um preço de custo, para que a EMDEF (Empresa Municipal para Desenvolvimento de Franca) possa fazer o serviço. A gente senta, reúne e ajusta uma maneira que fique boa pra todo mundo, que vai melhorar muito pra vocês, vai agregar valor ao imóvel de vocês e vamos ficar muito felizes em poder fazer isso”.
Segundo informado por Osmar, em 2021, o prefeito teria dito o seguinte: “A empresa vocês podem contratar por conta própria. O que a EMDEF for fazer vai custar 70 mil reais pra cada lote”. Osmar continua: “Por isso nunca vamos conseguir asfaltar, porque 70 mil reais pra cada lote… [não dá para arrecadar]”. Para os moradores, tudo não passou de “promessas de campanha”.
O representante da Associação dos bairros relatou a nossa reportagem que, em razão de não existir asfalto nas ruas, a poeira que sobe é enorme e culmina não só em sujeira, mas suscita doenças também. Questionado se ele havia conversado com o prefeito Alexandre depois de ter sido eleito, ele confirma que foram diversas as vezes em que se falaram, mas que nada mudou: “Depois de eleito nós falamos várias vezes com ele [prefeito] e, ele, sempre com a mesma conversa de que ‘a prefeitura não vai assumir nada, quem tem que assumir são os moradores’”.
No dia 14 de fevereiro, Osmar Alves de Andrade, representante da Associação, fez uso da Tribuna na 2ª sessão ordinária da Câmara de vereadores para cobrar tais reformas. “O Recanto Fortuna há 37 anos foi assumido pela Prefeitura deixando de ser zona rural passando a ser um bairro e passou a cobrar IPTU dos proprietários. O Monte Carlo há 30 anos foi feito o loteamento já como zona urbana” disse ele.
Osmar ainda ressaltou que, em um projeto realizado há 15 anos pela EMDEF (Empresa Municipal para Desenvolvimento de Franca), continha algumas ruas que se encontravam dentro de voçorocas, não tendo como pavimentá-las e nem ao menos serem instaladas galerias de águas pluviais: “Por algumas vezes, na época do ex-prefeito Gilson de Souza, nós solicitamos que este projeto fosse refeito pela EMDEF e também ao prefeito Alexandre solicitamos que fosse refeito”.
O Jornal Verdade entrou em contato com a Prefeitura que enviou a seguinte Nota:
A Secretaria de Infraestrutura informa que para a execução da construção da rede de galerias e a pavimentação do Recanto Fortuna e Monte Carlo é necessária a realização de um Plano de Contribuição de Melhorias (PCM), onde os moradores deverão fazer adesão ao plano, arcando com os custos das obras. Cabe à Prefeitura, o pagamento da execução dos serviços nas áreas públicas. Já foram feitas várias reuniões com os moradores pela Prefeitura e Emdef, porém sem a adesão necessária dos proprietários.
A Secretaria de Meio Ambiente realiza a manutenção periódica das ruas do local.
A adesão do PCM deve ser de, no mínimo, 70% dos moradores para a autorização do início do projeto
1 Comment
O bairro já paga IPTU a anos e seus moradores estão reivindicando um direito que tem.
A maioria dos proprietários jamais terão condições de arcar com os custos apresentados para o asfaltamento dos bairros.
Alguém do poder público precisa buscar recursos para conseguir atender a esta demanda que já se arrasta por décadas.