No dia 07 de janeiro, o Hospital Regional de Franca, do Grupo Hapvida NotreDame Intermédica, abriu atendimento para dona Lázara de Lourdes Rosa, 87 anos, diagnosticada com covid-19. Após os primeiros sintomas, a doença evoluiu para um quadro grave, levando a idosa à internação na UTI – Unidade de Terapia Intensiva, onde precisou ser intubada e, posteriormente, passar por uma traqueostomia. No dia 20 de janeiro, com a melhora do estado de saúde, a paciente foi transferida para um quarto do setor de Enfermaria do Hospital.
O atendimento humanizado e o cuidado com o paciente, para além do quadro clínico – que permeiam as práticas do Grupo -, trouxeram dias mais leves e felizes para a Dona Lázara, ou tia Lourdes, como gosta de ser chamada. “Ao receber a visita regular dos nossos profissionais, a tia Lourdes percebeu que as unhas das minhas mãos estavam pintadas de vermelho e nos indicou que gostava”, conta Brunna Freire, diretora-médica do Hospital Regional de Franca.
Mesmo com a traqueostomia, a doutora Brunna conseguiu entender o motivo da alegria da paciente e tomou as providências. “Ela disse que unhas vermelhas eram bonitas. Brinquei e combinei que pintaríamos as unhas dela da mesma cor que as minhas. Ela ficou muito feliz com a ideia”, afirma a diretora-médica.
Hellânya Muniz, assistente social do Hospital Regional de Franca, foi quem cuidou deste gosto da tia Lourdes. “No dia seguinte compramos o esmalte e uns acessórios para colocarmos em seus cabelos. Eu mesma pintei as unhas dela e a experiência foi incrível. Ver a tia Lourdes feliz nos encheu de emoção e sentimos que cuidar do próximo é uma nobreza do ser humano”, afirma.
O quadro de saúde da tia Lourdes segue em plena recuperação e a ótima notícia é que ela é mais uma pessoa que venceu a covid-19. De acordo com o Hospital, a alta médica está prevista para acontecer na segunda-feira, dia 30 de janeiro.
Atendimento humanizado leva mais alegria aos pacientes internados, como é o caso da tia Lourdes
Assistente social Hellânya Muniz pintou as unhas de dona Lázara com esmalte vermelho
Pés da tia Lourdes pintados com esmalte vermelho