O Hospital do Câncer de Franca completou 21 anos de história nessa sexta-feira, 6 de janeiro. A instituição oferece tratamentos de ponta, acolhimento e humanização. Além da cidade de Franca, mais de 20 municípios da região são atendidos pelo hospital, que registra mais de 40 mil atendimentos anuais entre consultas, procedimentos e sessões de radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia, entre outros – recebendo desde recém-nascidos até adultos – com tratamentos de alto nível técnico.
O Hospital do Câncer de Franca nasceu através do sonho e empenho de pessoas como os empresários Onofre de Paula Trajano, Pelegrino Donato e Luiza Helena Trajano Donato que, sensibilizados com as dificuldades enfrentadas pelos cidadãos de Franca e região ao se deslocarem para outras cidades a fim de buscarem tratamento, resolveram que a cidade necessitava urgentemente de um hospital para atender a estas demandas. Assim, estes três beneméritos mobilizaram vários outros empresários da cidade para que juntos levassem adiante este grande projeto, que se concretizou com a fundação em 6 de janeiro de 2002.
“Os primeiros equipamentos foram doados pelo grupo Magazine Luiza, por Pelegrino José Donato e os irmãos Luiza Trajano Donato e Onofre de Paula Trajano. Na época, o hospital atendia cerca de 120 pacientes por mês – e atualmente mantem mais de 1,5 mil pacientes em tratamento”, conta o atual presidente do Grupo Santa Casa de Franca, Tony Graciano.
O Hospital do Câncer foi construído em uma área de 1,3 metros quadrados, mas foi ampliado pouco tempo depois. Hoje é referência entre os grandes centros oncológicos do país e organizado em várias alas como Quimioterapia (Pavilhão Rionegro & Solimões), Radioterapia (Pavilhão Luiza Trajano Donato), alas do Centro de Reabilitação (Pavilhão Onofre de Paula Trajano).
Além dos tratamentos em Quimioterapia, Radioterapia, Braquiterapia (radioterapia invasiva), Hormonioterapia, Eclipse (ou Sistema de Planejamento Conformacional) e o Aparelho de Ortovoltagem, entre outros, oferece ainda uma estrutura de apoio multiprofissional nas áreas de psicologia, serviço social, nutrição, medicina nuclear e reabilitação, que envolve amplo trabalho na área de fisioterapia, essencial à plena recuperação do paciente nas etapas do pós-operatório e durante o próprio tratamento.
“O Hospital do Câncer de Franca tem em sua essência a prática da filantropia, sendo sob essa base que foi edificado e tem evoluído ao longo dessas décadas. Antes de sua existência, nossa comunidade padecia ao precisar se deslocar para outras cidades – e os pacientes, além de sofrerem com a doença em si, ainda acumulavam o cansaço e desgaste físico das viagens”, disse Tony Graciano.
“O Hospital do Câncer conta com um corpo clínico competente e especializado, bem como equipes multiprofissional e técnica altamente capacitadas; aqui oferecemos à população serviços de excelência. E o Hospital do Câncer de Franca se destaca pelo trabalho integrado e coeso entre as Diretorias Administrativa, Médica e Técnica – além da atuação de todos os nossos excelentes profissionais. Parabéns a todos os envolvidos por esse grande sucesso que é o nosso querido Hospital do Câncer de Franca”, disse Dr. Laurence Dias de Oliveira, médico e diretor técnico do hospital.
FUTURO
As metas futuras miram sempre o aumento e aprimoramento da estrutura para atender a população de Franca e dos 20 municípios adjacentes que dependem fundamentalmente do Hospital do Câncer de Franca e do Grupo Santa Casa de Franca, que é um grande patrimônio da sociedade, pois constantemente recebe apoio da comunidade em suas campanhas para captação de recursos que são investidos sempre na melhoria contínua da instituição. Ainda, é de grande importância o apoio oriundo de emendas parlamentares federais, estaduais e municipais – e de parcerias junto ao poder executivo municipal, estadual e federal.