A Folia de Reis faz parte das festas folclóricas brasileiras e tem seu grande dia celebrado no Dia de Reis, comemorado neste 06 de janeiro. A data simboliza o fim do período natalino e é uma tradição que surgiu entre os católicos. É comum neste dia que os católicos desmontem as árvores de Natal e presépios.
Em Franca, a companhia Marinheiros Francanos existe desde 1984 e, ao longo das últimas décadas, já levou a alegria da tradição da folia de reis para milhares de pessoas, incluindo em municípios da região.
“Antes de criar a Marinheiros Francanos eu participava da companhia do meu irmão. Eu e minha esposa tínhamos feito uma promessa para os Santos Reis de sair por 7 anos, cumprimos e decidimos seguir. Desde então já passamos por muitas casas e cidades”, conta Zulmiro Batista da Silva, de 76 anos, mestre embaixador e fundador da companhia.
Segundo Zulmiro, o uniforme padrão dos integrantes da companhia é igual a dos marinheiros. “Mas temos outros uniformes”, conta.
Atualmente com 18 integrantes, a Marinheiros Francanos viu ao longo dos anos muitas pessoas chegarem e outras partirem. “Mas sempre mantivemos o grupo unido, com muita fé, amor e alegria”, disse.
Em mais de 30 anos, a companhia já participou de vários festivais típicos, sendo campeões em 11 deles. Eles também gravaram um CD de músicas típicas e hoje buscam apoio da FEAC (Fundação Esporte Arte Cultura) para um novo projeto.
Durante dois anos, em 2020 e 2021 (período mais crítico da pandemia da Covid-19), a companhia não saiu às ruas e nem realizou as tradicionais festas, mas em 2022 os trabalhos foram retomados.
“Nós vamos onde as pessoas nos chamam. Onde existe uma promessa a ser paga. Onde há fé e alegria. Retomamos o trabalho em novembro de 2022 e seguiremos até o fim de janeiro”, explica Zulmiro.
A companhia, composta pelos mestres, palhaços e foliões, já percorreu com a bandeira de Santos Reis diversos bairros de Franca e cidades da região nas últimas semanas. Para este mês de janeiro estão previstas visitas em Batatais, Santo Antônio da Alegria e Ibiraci (MG).
“Atendemos todos que nos procuram, sem cobrar nenhum valor, nada. O que arrecadamos utilizamos para a grande festa. E, no caso de cestas básicas ou mesmo roupas, produtos, doamos para quem nos procura e esteja precisando”, disse Zulmiro. “Mantemos a tradição da Folia de Reis com muita fé e alegria. Queremos sempre chegar a mais pessoas. Quem quiser se juntar a nós é sempre bem-vindo”, finaliza.
Quem tiver interesse em conhecer mais sobre a companhia Marinheiros Francanos ou mesmo convidá-los para uma visita pode entrar em contato pelos telefones (16) 3721-2504/98812-0244.