As atividades na rede municipal de Franca já têm data definida para o novo ano. A Secretaria de Educação divulgou o calendário 2023 completo com a previsão das aulas nas escolas municipais de Educação Infantil, Ensino Fundamental dos Anos Iniciais, Creches e Creches-Escolas e EJA (Educação de Jovens e Adultos). As informações do ano letivo foram divulgadas na edição do último sábado, 31, do Diário Oficial do Município.
As primeiras que retomarão as aulas serão as creches e creches-escolas, ainda neste mês de janeiro, a partir do dia 25. A primeira atividade prevista é o acolhimento das crianças. Já o encerramento do primeiro semestre será no dia 7 de julho, com recesso escolar no período de 10 a 14 de julho e retomada das aulas para o segundo semestre no dia 17 de julho. O encerramento do ano letivo de 2023 está previsto para o dia 19 de dezembro.
No caso das aulas nas escolas de Ensino Fundamental, o início das aulas está previsto para o dia 6 de fevereiro. Para este dia está prevista uma reunião para planejar o acolhimento dos estudantes, com a presença dos alunos do Grêmio Estudantil e Líderes de Classe e Reunião Administrativa. O encerramento do primeiro semestre será no dia 7 de julho, com recesso escolar no período de 10 a 21 de julho e retomada das atividades para o segundo semestre no dia 24 de julho. O término do ano letivo de 2023 está marcado para o dia 22 de dezembro.
Já os estudantes das unidades da Educação de Jovens e Adultos retornarão as salas de aula no dia 8 de fevereiro, seguindo o mesmo cronograma das demais escolas.
“As expectativas são muito positivas para 2023, onde se pretende qualificar o atendimento em tempo integral na educação infantil, organização curricular das oficinas de tempo integral, a formação de professores que irão atuar neste trabalho, ampliação do número de servidores, plataforma gameficada com utilização em 100% nas escolas, com monitoramento de acesso pelos educadores e alunos, além da continuidade da instalação dos equipamentos tecnológicos nas escolas, formação continuada dos professores e profissionais da Educação, atividades e projetos diversos, recuperação do ensino-aprendizagem nas habilidades essenciais para os estudantes possam prosseguir com os estudos”, disse a secretária de Educação, Márcia Gatti.
REGRAS DO CALENDÁRIO
As unidades escolares da Rede Municipal de Ensino deverão seguir o calendário e a garantir o mínimo de 200 dias letivos e a carga horária anual prevista. Os dias letivos constantes na programação, que forem suspensos, por qualquer motivo, deverão ser repostos nos períodos destinados ao recesso escolar ou aos sábados, nesta ordem.
As unidades escolares deverão oferecer aulas de recuperação e reforço no turno, contraturno, ou por meio de aula estendida aos estudantes da rede pública municipal para que tenham oportunidades de recuperar, retomar e aprofundar aprendizagens essenciais para seguir sua trajetória escolar com sucesso.