A Prefeitura anunciou a construção de um Ecoponto na Região Norte de Franca. A área onde o dispositivo será construído fica na Avenida Hotto Paiva, no Jardim Portinari, e é institucional. O investimento para a construção do Ecoponto será de mais de R$ 469,5 mil e a responsável será a empresa Gama Engenharia e Terraplenagem. A homologação do procedimento, no formato de Tomada de Preços, foi publicada no Diário Oficial.
Segundo informações da Prefeitura, o Ecoponto contará com infraestrutura de controle do recebimento de pequenas quantidades de resíduos. A construção faz parte de uma política ambiental que tem o objetivo de facilitar o descarte de materiais feito pela população ou são gerados, em razão de pequenas reformas.
Um Ecoponto foi construído no bairro City Petrópolis e a expectativa é que o mesmo comece a operar em breve.
O ecoponto é uma área fechada, com tamanho que pode variar de 1.000 a 1,5 mil metros quadrados, com divisões que permitam manobras, o deslocamento das caixas coletoras e a entrada e saída dos caminhões; galpões com contêineres de menor porte para receber vidro, papelão, resíduos de eletrodomésticos e ferro; baias para outros tipos de materiais, pequenas quantidades de podas, restos dos móveis e resíduos de construção.
Fechado com muros e compartimentos diversos para o recebimento de materiais sólidos, de modo a facilitar o recolhimento para fins de reciclagem, o Ecoponto contará também, com a presença de um profissional responsável pelo controle de recebimento do que será descartado. Além desses dois equipamentos, um terceiro está projetado para ser erguido em área já definida, no Jardim Luíza.
A Secretaria do Meio Ambiente informou que em média são recolhidas diariamente 20 toneladas de entulhos em pontos diversos da cidade. Esses descartes são feitos de forma irregular e, com a construção dos ecopontos, a expectativa é reduzir essas práticas.