O número de vagas formais geradas em Franca caiu de outubro para novembro. Enquanto no mês anterior o saldo foi positivo, no penúltimo mês deste ano a cidade viu o número despencar e ficar negativo: 603 oportunidades foram fechadas. Foram realizadas 3.847 contratações contra 4.450 demissões. A indústria foi o setor com o pior saldo. Já o comércio teve resultado positivo.
Os dados são do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) e foram divulgados nesta quarta-feira, 28, pelo Ministério do Trabalho e Previdência. No comércio foram criadas 316 vagas e 57 na área de serviços, enquanto na agropecuária, construção e indústria os saldos foram negativos: -1; -28; e -947 vagas, respectivamente.
Tradicionalmente o setor calçadista, que engloba a indústria, fecha vagas no fim do ano, o que pode ser reflexo direto do resultado negativo do setor.
Em outubro, diferente do que aconteceu em novembro, Franca registrou um saldo de 511 empregos. Foram 4.695 contratações contra 4.184 demissões. Esse número, apesar de positivo, já mostrava uma queda de 47,8% em relação ao mesmo mês de 2021.
VAGAS
Apesar do resultado negativo de novembro, a Prefeitura divulgou que em 2022, apenas através do Programa ‘Emprega Franca’, serviço disponibilizado através da Secretaria de Desenvolvimento, foram oferecidas 3.272 vagas de empregos.
Atualmente estão disponíveis 147 vagas de trabalho para profissionais nas áreas administrativas, vendedores, caseiros de chácara, estoquista, auxiliares de administração, produção e muitos outros.
Os interessados podem consultar as vagas através do link: https://www.franca.sp.gov.br/arquivos/pat/documentos/vagas-27122022.pdf. Após conferir a vaga de interesse, o candidato pode se inscrever diretamente no link do Emprega Franca.