O governador Rodrigo Garcia acompanhou nesta quarta-feira (30) o início das obras do Hospital Estadual de Franca, na área localizada na Avenida São Vicente, s/nº, Jardim Noêmia. Com investimento de R$ 150 milhões, será construída uma unidade que será referência em Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria e Traumato-Ortopedia.
“Estamos iniciando as obras do Hospital de Franca, que vai mudar a realidade da saúde na região. Quando estiver pronto, vai se somar aos equipamentos existentes, como a Santa Casa de Franca que cumpre um papel importante no atendimento de saúde à população. Esse hospital é um sonho histórico que está saindo do papel e com recursos garantidos para continuidade de obras, inclusive para o próximo ano”, disse Rodrigo Garcia.
Prefeitos e vereadores acompanharam a visita do governador para lançar a pedra fundamental do novo Hospital em Franca.
O projeto prevê atendimento integral e humanizado aos pacientes em média e alta complexidade, inclusive na urgência/emergência, garantindo o acompanhamento nas internações e cirurgias. Ao todo a unidade oferecerá 225 leitos, sendo 150 leitos em Clínicas Médica e Cirúrgica, 20 leitos em Hospital Dia, 15 leitos em Psiquiatria, 10 Leitos de UTI Pediátrica e 30 leitos de UTI Adulto. Serão 26,7 mil m2 de área construída em 4 blocos, sendo o principal com 7 pavimentos.
Haverá infraestrutura para assistência em saúde na especialidade de Anestesiologia, Clínica Médica, Cirurgia Geral, Cabeça e Pescoço e Ginecológica, Cardiologia, Gastroenterologia, Neurologia, Nefrologia, Oftalmologia, Otorrinolaringologia, Psiquiatria, Pediatria, Proctologia, Traumato-Ortopedia e Urologia.
“Essa nova unidade vai fortalecer a assistência à população da região, com atendimento de média e alta complexidade. O hospital é um desejo antigo da região, que começa a se tornar realidade a partir de agora”, afirma o Secretário de Estado da Saúde em exercício, Eduardo Ribeiro.
O Hospital Estadual de Franca será referência a 723,5 mil pessoas residentes na área do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Franca, que contempla 22 municípios – Aramina, Buritizal, Cristais Paulista, Franca, Guará, Igarapava, Ipuã, Itirapuã, Ituverava, Jeriquara, Miguelópolis, Morro Agudo, Nuporanga, Orlândia, Patrocínio Paulista, Pedregulho, Restinga, Ribeirão Corrente, Rifaina, Sales Oliveira, São Joaquim da Barra e São José da Bela Vista. As obras, com duração de 30 meses, serão concluídas em 2025, quando a unidade tem previsão de iniciar os atendimentos.