Alvo de vandalismo, furtos e sujeira, o Parque do Trabalhador “Papa João Paulo II”, localizado no Parque dos Pinhais, na Zona Norte de Franca, passa por revitalização e, pelos planos, além dos equipamentos de lazer e esportes que já possui, deve ganhar uma academia ao ar livre. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente iniciou os serviços no local nesta terça-feira (8), com terraplenagem e construção da base de concreto.
O Parque do Trabalhador ocupa uma ampla área verde, fazendo fundos com o Parque Fernando Costa, e possui campos de futebol, quadras poliesportivas, uma nascente e represa, além de um conjunto de quiosques, vestiários, sanitários e outros equipamentos que estarão sendo recuperados, pois a estrutura está bem degradada, com falta de peças que foram furtadas e pichações.
Há 20 anos o local sofre com o abandono e a reforma do local é uma reivindicação antiga dos moradores, que sofreram durante muito tempo com a presença de usuários de drogas no local e insegurança.
A promessa da Prefeitura, em trabalho integrado com a Feac (Fundação Esporte, Arte e Cultura), é deixar o espaço em condições de utilização pelos moradores, que sofrem com a falta de áreas de lazer públicas na Zona Norte. O município também prevê que o Parque tenha vigilância permanente.
O acesso ao Parque é pela Alameda Vicente Leporace. No mesmo local estão instaladas a Secretaria de Segurança, a Jari (Junta Administrativa, de Recursos de Infração) e o Procon, além da Cozinha de Referência.