A startup francana Loop.ar, de realidade aumentada, que é incubada na IMPERA (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Franca) – criada pela Prefeitura de Franca, com apoio do Instituto Cidade do Calçado – está entre as 76 startups brasileiras de tecnologia selecionadas para a Missão de Internacionalização à Web Summit 2022, que acontece em Lisboa (Portugal), entre os dias 30 de outubro e 4 de novembro, e é considerada uma das maiores e mais importantes conferências de tecnologia, inovação e empreendedorismo no mundo.
A missão é promovida pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), pelo Ministério das Relações Exteriores (MRE) e pela Embaixada do Brasil em Lisboa, em parceria com o Sebrae, o Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) e a Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex).
O Web Summit é um evento internacional que congrega CEOs de empresas de tecnologia, startups em rápido crescimento, investidores e outros tomadores de decisão para debater quais os próximos passos e desafios tecnológicos na indústria. Em 2021, em sua 13ª edição, o evento voltou a ser realizado presencialmente, com palestras, exposição de grandes empresas e instituições internacionais, promoção de conexões entre empresas e investidores, capacitações e oportunidades de divulgação para startups.
Neste ano, a conferência deve reunir mais de 70 mil pessoas, e a participação brasileira no Web Summit contará com um “Pavilhão Brasil” que servirá de ponto de encontro entre os brasileiros no evento, local de referência para reuniões de negócio e palco para exibição das muitas inovações que o país levará à Europa na ocasião.
Incubada na IMPERA, a Loop.ar (www.loop.ar) atua com conceito conhecido como Phygital – integração entre o mundo físico e o mundo digital – para facilitar as decisões de compra do consumidor, fidelizar clientes e aumentar as vendas no varejo. A plataforma opera com informações extras (benefícios, modo de uso, recomendações, alertas de saúde, comparações, etc.) sobre os produtos, por meio de tecnologia de realidade aumentada aplicada em seus rótulos e embalagens, e apresenta uma camada digital com vídeo, imagem, áudio, animações 2D e 3D e interatividade.
Para a seletiva da Missão foram avaliados os seguintes critérios: Inovação da solução, Tração e Investimento, Atuação Internacional e Apresentação da empresa. A startup francana entrou no Grupo Alpha Startups em estágio inicial (menos de 12 meses de atuação), com menos de um milhão de dólares de investimento recebido.
A Loop.ar recebeu três credenciais para acesso aos três dias de evento – com direito a palestras com os nomes mais importantes da tecnologia mundial, poderá expor por um dia em estande individual e também mentorias com consultores sobre a estratégia da empresa no mercado português.
“Preparamos uma série de experiências com realidade aumentada para mostrarmos nossa capacidade criativa, de produção e de entrega e, assim, demonstrarmos como nossa solução pode ajudar o consumidor na sua decisão de compra e, consequentemente, ajudar as marcas e lojistas a venderem mais”, diz Fábio Tadeu Garcia, um dos fundadores e CEO da Loop.ar.
As startups selecionadas também poderão participar de trilhas de capacitação e de atração de investimentos, ter acesso a serviço de matchmaking e/ou consultoria técnica para o mercado português, eventos exclusivos para a delegação com oportunidades de networking.
A iniciativa integra ainda o Programa de Internacionalização da ApexBrasil, que busca promover startups brasileiras no mercado internacional. A ação também se insere no âmbito do Programa de Diplomacia da Inovação (PDI), conduzido pelo MRE. Ambos os programas desenvolvem ações para elevar o perfil do Brasil junto aos ecossistemas estrangeiros de inovação, com o objetivo de identificar parcerias, atrair investimentos e apoiar a internacionalização de startups.
Por isso, um pitch day on-line (forma curta de apresentar um projeto ou ideia, com duração de 3 a 5 minutos) foi realizado com 40 startups interessadas e a Loop.ar é uma das 10 startups selecionadas para participar de um pitch day para investidores em Lisboa.
“A nossa expectativa é conseguir investidores para fazermos a Loop.ar acontecer primeiramente no Brasil, para em 2024/2025 irmos para a Europa. Claro, que estaremos abertos para a internacionalizar, caso a oportunidade bata em nossa porta”, diz Fábio.
“Para nós, da IMPERA, é um orgulho imenso ter um incubado participando de um processo dessa amplitude, de extrema importância para o ecossistema mundial. Sua seleção e participação neste grandioso evento europeu mostra a consolidação do nosso trabalho no desenvolvimento das startups de Franca e reforça que estamos no caminho certo, conseguindo resultados efetivos”, avalia Jean Dunkl, gestor da Incubadora.