Franca registra 6.994 casos positivos de dengue neste ano, segundo dados divulgados essa semana pela Vigilância Ambiental. Diante desse cenário, o órgão iniciou novo trabalho de orientação e prevenção da doença. Agentes de vetores estão nas ruas para realizar a Avaliação de Densidade Larvária (ADL). As equipes coletam água em residências e comércio, para posterior análise e mapeamento dos locais em que a situação merece maior atenção.
É importante que cada morador auxilie nesse trabalho, facilitando ao agente (devidamente identificado) o acesso aos imóveis onde reforçam as orientações e cuidados a serem adotados para o combate a dengue.
Em Franca, o trabalho foi iniciado na última segunda-feira (3) e irá prosseguir até a próxima semana.
A área de Controle de Endemias da Secretaria de Saúde tem a meta de visitar 4,2 mil residências até o final do mês, distribuídas em 7 regiões (determinadas com base no censo demográfico), onde é necessário num quadrante determinado, acessar os imóveis e realizar a coleta da água para exame posterior.
A partir dessa realidade captada nas quatro regiões é que os 600 domicílios de cada setor vão sinalizar onde existe maior prevalência do mosquito da dengue. Os indicadores apurados servirão para apontar quais tipos de trabalhos deverão ser implementados no próximo ano.
Nesta sexta-feira, os agentes de vetores visitaram setores das regiões Norte e Oeste, compreendendo parte do Parque Leporace, Portinari e Jardins Pulicano, Martins, Palmeiras e adjacências. A limpeza frequente dos imóveis e caixas d’água não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas ou outros recipientes são práticas que precisam ser mantidas.