A Secretaria de Saúde de Franca segue com a Campanha de Vacinação contra a Influenza, disponível para toda a população, mas, sete meses após o início da vacinação, a adesão continua muito baixa. Segundo a Prefeitura, o público-alvo na cidade é de aproximadamente 356 mil pessoas, mas apenas 86.811 se vacinaram contra a gripe neste ano, o que corresponde a 24,4%.
A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade. Em casos de complicações pode até provocar mortes. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no PNI (Programa Nacional de Imunizações) em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e óbitos na população-alvo.
Como os vírus sofrem mutações, a vacina deve ser tomada anualmente, mas, para a secretária de Saúde, Waléria Mascarenhas, as pessoas não têm essa consciência. “Um dos fatores que vem sendo associado a essa queda de cobertura vacinal tem sido o fato de que, muitas vezes, a população tem uma falsa percepção de que já está imunizada e que não precisa tomar aquela dose. Ela precisa, a cada ano, tomar a dose da vacina, principalmente porque a influenza é uma doença sazonal. A cada ano, nós temos uma nova vacina com as variantes mais prevalentes em circulação”, afirmou ela.
A Campanha teve início em março para grupos prioritários, formado por pessoas que apresentam maior risco em casos de complicações da doença ou mais expostas aos vírus, como os idosos e profissionais da saúde, e, desde junho, está disponível para toda a população, a partir dos 6 meses de idade. “A vacina é gratuita e é muito importante para prevenir os sintomas mais graves da doença”, disse Waléria Mascarenhas.
Para serem imunizadas, as pessoas devem se atentar ao cronograma de vacinação estabelecido diariamente pela Secretaria de Saúde, que pode ser consultado no site e nas redes sociais da Prefeitura de Franca.
Nesta sexta-feira (7), a vacina contra a Influenza para quem tem a partir de 5 anos estará disponível nas UBSs Planalto, Progresso, Santa Clara, Aeroporto 1, Leporace, Paulista, Estação e Horto, das 8h às 19h.
Para as crianças de 6 meses a 4 anos, a vacina Influenza será aplicada nas UBSs Paulistano, Guanabara, Brasilândia, Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 3 e Santa Terezinha, no horário das 8h às 19h. Deverá ser apresentada a carteira de vacinação e documentos pessoais.
Na semana passada, a Secretaria de Saúde anunciou a prorrogação da Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação até o dia 31 de outubro. A imunização seria encerrada no dia 30 de setembro.
A decisão atendeu à recomendação da Divisão de Imunização do Centro de Vigilância Epidemiológica do Governo do Estado após o registro da baixa adesão da população-alvo, composta por crianças de 1 a 4 anos de idade para a Poliomielite e atualização da carteira de vacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Em Franca, até o momento, foram vacinadas 16.454 crianças na faixa etária alvo, de um público alvo superior a 19 mil crianças.
As doses estarão disponíveis nesta sexta-feira (7) nas UBSs Paulistano, Guanabara, Brasilândia, Ângela Rosa, São Sebastião, Aeroporto 3 e Santa Terezinha, das 8h às 19h, além das unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) Palma, City Petrópolis, Luiza, Esmeralda e Paineiras, com atendimento das 10h às 12h e das 13h às 16h.