O Delegado Davi, de 54 anos, é um dos candidatos a deputado federal em Franca. Ele já foi prefeito de Buritizal e nessas eleições disputa uma vaga no Congresso. Davi, candidato pelo PL, destaca nesta entrevista suas prioridades e propostas para áreas primordiais para a população, como Saúde, Educação e Segurança Pública.
O que motiva disputar uma vaga no Congresso Nacional?
O meu objetivo nessa disputa eleitoral é buscar servir o nosso cidadão da melhor forma possível, aproveitando a minha experiência na área de segurança, além da experiência de prefeito que fui (em Buritizal).
Quais serão as prioridades se eleito deputado?
São várias as prioridades que tenho como deputado federal. Quero voltar a colocar Franca e região em destaque no cenário nacional de representatividade política. A região precisa e tem capacidade de eleger até dois deputados federais. É importante para os nossos municípios, para buscarem recursos e elevarem o desenvolvimento em todas as áreas como educação, segurança, cultura, infraestrutura, educação e outras.
O que destaca de suas experiências pessoais e profissionais que podem contribuir para um eventual mandato como deputado?
As minhas experiências profissionais e pessoais vão contribuir para este meu trabalho em Brasília. Sou defensor da população e lutarei por leis mais duras e buscarei ações de forma preventiva. Entre outras ações, defendo ainda penas mais rigorosas para o motorista que bebe e mata no trânsito; quero lutar pelo fortalecimento das indústrias calçadistas; para geração de empregos; melhorias na saúde e outras propostas.
Franca tem quase 20 candidatos a deputado federal. Na sua opinião, por que você deve ser o representante da cidade?
Considero um número muito grande de candidatos e poucos deles com chances reais de serem eleitos. Além disso, temos a concorrência de candidatos de fora da nossa região. A nossa luta é para que a região tenha representação na esfera federal, embora tenhamos pessoas com boas propostas. Mas, para chegar à eleição é preciso ter uma estrutura partidária. E nós, junto com a deputada Delegada Graciela, construímos um PL (Partido Liberal) sólido. Crescemos de 4 vereadores para 46 na região; fizemos 4 prefeitos e 3 vice-prefeitos. E estamos trabalhando com mais de 70 municípios. Isso nos garante uma representatividade e parcerias coesas. Foram mais de R$ 20 milhões de recursos liberados pela deputada estadual Delegada Graciela para esses municípios. E estive todo tempo trabalhando com ela. E essa estrutura partidária trará bons resultados ao nosso trabalho que buscamos em Brasília. Por isso, aposto em nossos parceiros e eleitores de toda a região. E outro detalhe que me coloca como diferencial na minha candidatura é a experiência de ex-prefeito de Buritizal.
Que propostas tem para áreas essenciais para a população como:
Educação
O deputado tem recursos das emendas impositivas e da intermediação junto aos ministérios (em busca de verbas para o setor). Vou trabalhar para mais investimentos no ensino técnico para formar mão de obra especializada, além de buscar mais apoio aos educadores de nosso país. Incentivar a implantação de mais creches nas cidades; estruturar as escolas em período integral; buscar a instalação em nossa região de uma universidade federal (fortalece em todos os setores) são propostas que defendo.
Segurança Pública
Hoje existe uma total insegurança em Franca e nas cidades vizinhas e vemos pelo clamor público. A nossa comunidade não tem segurança de deixar seu automóvel na rua, de visitar um parente e deixar a casa sozinha. Enfim, a questão de insegurança nos deixa presos em casa e incomoda a todos. Precisamos estar seguros em nossas vidas. É preciso mais leis rígidas. A fragilidade nas leis nos impõe a uma série de problemas sociais e de ações dos chamados “tribunais do crime”. Vou lutar por essa proposta. E, além disso, defendo penas mais rigorosas para os motoristas que bebem e matam no trânsito.
Saúde
É outro setor sensível em todos os municípios e precisa de maior atenção de um deputado federal. A deputada Delegada Graciela, por exemplo, destinou a maior parte de suas emendas impositivas para a saúde. E um exemplo claro é o aparelho de hemodinâmica (1ª máquina do gênero no Estado de São de alta resolução) que está sendo instalada no Hospital do Coração de Franca. Precisamos rever a tabela SUS (Sistema Único de Saúde), já que a falta de reajuste tem ocasionado um grande prejuízo às instituições filantrópicas, que atende a população mais carente. O setor precisa de mais recursos urgentes.
Infraestrutura urbana
No meu ponto de vista, a infraestrutura de Franca e de outros municípios sofrem com a falta de recursos. E essa área demanda muito dinheiro e os municípios não dispõem de verbas suficientes para realizar projetos. Por exemplo, na área de saneamento básico; área de preservação permanente; áreas de riscos e de erosões; iluminação pública; recapeamento urbano; abastecimento; dentre outros, são demandas necessárias para que busquemos recursos em Brasília. É uma luta que precisa acontecer para atender na execução dos projetos. Instalar mais ciclovias tanto na área urbana como na rural, em busca também de maior qualidade de vida das pessoas também são necessários.
Geração de Emprego
Onde não existe emprego, teremos crises sociais graves. É preciso maior atuação, já que um pai de família não pode ficar sem trabalhar. O número de desempregados no país é muito grande e, para buscar uma atenção neste setor, vamos trabalhar com afinco. E para fomentar ainda mais o emprego, tenho como meta disponibilizar mais cursos técnicos, que elevam a qualificação das pessoas. Esses cursos são disponíveis pelo governo federal em convênio com o Estado e Município e precisam ser disponibilizados. O emprego é nossa prioridade.
O senhor gostaria de fazer mais alguma consideração?
Agradeço a este importante veículo de comunicação, o Jornal Verdade, que tem sido um canal da democracia em Franca e região, já que abre um espaço para que possamos mostrar de maneira sucinta alguns pontos importantes sobre a nossa proposta de trabalho para a esfera federal. E claro, a dobradinha com a deputada estadual Delegada Graciela nos fortalece muito. Posso dizer que em Franca e região sou o fiel representante do partido 22. Peço o seu apoio para defender Franca e região. O meu nome está à disposição para isso, e sei que o cidadão de bem vai nos prestigiar votando 2278 para deputado federal. Delegado Davi. Vote e confirme.