Leonardo Santana dos Santos, de 28 anos, mora no Jardim Maria Rosa e trabalha como auxiliar de produção em uma empresa gráfica no Parque das Árvores. Na manhã desta terça-feira (2), por volta das 4h30, a caminho do serviço, mudou um pouco o trajeto que costuma fazer e passou pela Rua Couto Magalhães. Quando passava de bicicleta pelo Jardim Consolação, ele avistou no chão uma carteira caída, aberta. Ele pegou, guardou na mochila o objeto, que continha cartões de banco, documentos pessoais e uma boa quantia em dinheiro, e foi para a empresa onde trabalha.
Ao chegar no local, procurou ajuda da psicóloga Milena Cardoso, do setor de Recursos Humanos, para tentar localizar o dono da carteira. “Ele me entregou a carteira de motorista do Claudinei e me pediu para ver se eu conseguia localizá-lo. Entrei no Instagram e achei o nome dele, mas a conta é bloqueada, só que consegui ver uma das fotos que ele postou e identificar o nome de uma empresa. No Google, achei o contato e enviamos mensagem avisando que o Leonardo tinha encontrado a carteira”.
Milena e Leonardo pediram para que ele apresentasse um documento comprovando que era a mesma pessoa da CNH. Claudinei Martins Peres, que é empresário, ficou surpreso com a atitude. “Eu não tinha notado que perdi a carteira, somente na hora que o pessoal me ligou. Não costumo andar com dinheiro, mas ontem recebi um pagamento, paguei algumas contas e o restante deixei na carteira, tinha uns R$ 300”.
Claudinei acredita que perdeu a carteira na noite de segunda-feira (1º), por volta das dez horas da noite. “Eu fui muito descrente de que o dinheiro ainda estaria lá e, para minha surpresa, estava tudo intacto. A carteira passou a noite inteira caída na rua. Isso só pode ser Deus protegendo o tempo todo e depois veio uma alma boa como a do Leonardo, encontrou e me devolveu. Ser honesto deveria ser uma obrigação de todos, mas a gente sabe que hoje em dia isso não é tão comum”, disse Claudinei. “Fiquei muito surpreso com a atitude dele e agradecido, ele estará nas minhas orações sempre, porque é uma pessoa iluminada”, afirmou ele, que deu uma bonificação para Leonardo.
Leonardo disse que percebeu que o dono da carteira ficou espantado quando se encontraram porque estava tudo certo do que tinha guardado na carteira, os cartões, documento e dinheiro. “Depois que eu tive filho, eu sempre penso nele, em tudo que eu faço. Tenho que ser exemplo. Como vou fazer algo errado e depois ensinar o certo para ele? Sem contar que meu pai e minha mãe sempre me ensinaram a ser correto. Fiquei feliz de ter encontrado o Claudinei e poder devolver para ele”, afirmou Leonardo, que é pai de um menino de 3 anos.
Como forma de valorizar a boa ação, o proprietário da empresa em que trabalha vai presentear Leonardo e a família com um jantar em uma churrascaria.