A semana começou com Franca mais uma vez na área de alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), por conta da baixa umidade relativa do ar, causada pela falta de chuva.
O cenário de estiagem vai permanecer por toda essa semana, é o que indica o INMET, que não prevê chuva para a cidade que está há mais de 40 dias sem chuva volumosa, aquela suficiente para melhorar a umidade do ar.
A segunda-feira (1) começou com 15°, e chegou a 29°, a tarde teve névoa seca e a umidade do ar chegou a apenas 30%.
Na terça-feira (2), o cenário muda em relação as temperaturas, a mínima será elevada e nem parece temperatura de inverno e fica em 17°, a máxima atinge os 30°, ao mesmo tempo a umidade relativa do ar diminui ainda mais e fica em 20%.
Na quarta-feira (3) as temperaturas vão variar entre 17° e 29°, mesmo com algumas nuvens no céu não há chances de chuva segundo o INMET. A umidade relativa do ar sobe um pouco em comparação ao dia anterior e fica em 30%.
A semana segue com uma quinta-feira (4) com termômetros em alta, entre 16° e 29°, mais uma vez o dia será de muitas nuvens mas sem chances de chuva. A umidade do ar responde a isso e cai para apenas 25%.
A semana se encerra com poucas nuvens no céu e temperaturas elevadas, variando entre 16° e 30°, a umidade despenca novamente chegando a apenas 20%.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o índice adequado de umidade do ar é entre 50% e 80%, sendo que este índice abaixo dos 30% pode aumentar os riscos à saúde, principalmente doenças respiratórias.
Isso acontece porque o tempo sexo também agrava a poluição, já que dificulta a dispersão dos poluentes no ar.
“Beba bastante líquido. Evite desgaste físico nas horas mais secas e evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia”, orienta o INMET em seu site.