Nesta quinta-feira (28), a cidade de Cristais Paulista completa 64 anos, a história da cidade está tão ligada ao café, que foi exatamente aos arredores de cafezais que ela começou a surgir por volta dos anos de 1890.
De acordo com o registro histórico da cidade, tudo teve início nas terras do grande cafeicultor Alexandre Vilela de Andrade, que construiu uma enorme edificação para abrigar máquinas para a produção agrícola de sua propriedade, e aos poucos estas edificações começaram a beneficiar os vizinhos fazendeiros, surgindo um pequeno aglomerado de construções próximas aos trilhos da estrada de ferro, que ligava o Porto de Santos até o Triângulo Mineiro, passando pela Alta Mogiana.
Com o passar do tempo e com o desenvolvimento econômico daquela região, em 1910, o local ganha fórum de “Distrito de Crystaes”. A elevação foi uma luta de moradores, que destacavam a importância e a necessidade de realizar um mapeamento e planejamento urbanístico daquela área, tendo como resultado o crescimento ordenado.
Com a conclusão do mapeamento, o fazendeiro Alexandre Vilela de Andrade fez uma doação de áreas de suas fazendas onde foram abertas ruas, a praça central, igreja, salão paroquial, além de escolas e comércios.
A partir disso, o Distrito passa a se desenvolver especialmente pelo setor do agronegócio, seguindo e fortalecendo a sua tendência inicial.
Foi em 1953 que surgiu um movimento para elevar o distrito a município, mas por falta de apoio político a iniciativa não vigorou. Cinco anos depois – e há 64 anos -, em 1958, foi instituída uma comissão que realizou os trabalhos legais para que o local fosse elevado a município, e em 31 de dezembro do mesmo ano, o Governador do Estado de São Paulo, Jânio da Silva Quadros, por meio de uma lei estadual, criou o município de Guapuã em um território de 378 Km quadrados, pertencente à Comarca de Franca.
Os meses seguintes exigiram a preparação para o primeiro processo eleitoral do recém-criado município, fato que ocorreu em 6 de outubro de 1959, elegendo seus primeiros representantes do Poder Executivo e do Legislativo.
Em 1960, primeiro ano de exercício dos poderes municipais, foi instalada a sede da Prefeitura Municipal e da Câmara Municipal. O município passou, enfim, a decidir seus destinos políticos e administrativos.
O registro histórico da cidade conta que o nome de Cristais vem por conta da grande quantidade de Cristais de Quartzo encontrados na região, mas em 1945 eles são obrigados por força de Lei Federal, a mudar de nome por conta da existência de outro município em Minas Gerais, mais antigo, com a mesma denominação.
O nome escolhido e aprovado foi Guapuã, que em tupi Guarani significa Pouso Alto. O nome Guapuã, nunca aceito pela população local, vigorou até 1965, quando o antigo nome foi restituído acrescido do adjetivo Paulista para diferenciação do seu homônimo município mineiro.
Para comemorar o aniversário de 64 anos, a Prefeitura de Cristais Paulista promove uma festa com shows musicais para a população nesta quinta (28) e sexta-feira (29). A entrada é 1 kg de alimento não-perecível, que será doado para famílias carentes pelo Fundo Social de Solidariedade.
No primeiro dia, o aniversário terá shows da dupla Edson & Hudson, João Pedro & Cristiano e Zé Gustavo. Na sexta-feira, será a vez do público curtir o som de Pablo Morais, Banda Tridons e Banda Teed. A festa será a partir das 20h, no Campo Guapuã e a Prefeitura de Cristais Paulista espera reunir 4 mil pessoas nos dois dias de evento.
Serviço
Aniversário de Cristais Paulista
Datas:
28/07/2022 – Quinta-feira
Atrações João Pedro & Cristiano
Zé Gustavo
Edson & Hudson
29/07/2022 – Sexta-feira
Atrações Banda Tridons
Pablo Morais
Banda Teed
Local: Campo do Guapuã
Entrada: 1 kg de alimento não-perecível