O pré- candidato ao governo do Estado de São Paulo, pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, esteve em Franca nesta sexta-feira (10). O político cumpre agenda na região, e já passou por cidades como São Carlos e Ribeirão Preto. “Como ministro da Educação, eu trouxe uma série de investimentos, eu acho que o desenvolvimento econômico tem que ser descentralizado, tudo o que você concentra demais dá mais trabalho. Nós precisamos oferecer para todas as regiões de São Paulo, um desenvolvimento econômico próprio”, disse em entrevista ao Verdade.
Haddad comentou ainda sobre a indústria do calçado em Franca, que tem sofrido especialmente com a concorrência internacional e alta taxa tributária. “Eu tenho visto muitas empresas saindo daqui e indo pra Minas Gerais, por causa do aumento dos impostos que o governo Rodrigo Garcia patrocinou aqui em São Paulo. A gente tem que rever isso, estamos perdendo muitas oportunidades de emprego. Franca já passou por poucas e boas, a desindustrialização dos anos 90, eu acompanhei todo o setor calçadista sofrer muito com a concorrência estrangeira, mas ela deu a volta por cima, e o Governo do Estado tem que dar apoio para estas regiões encontrarem as suas novas vocações”, disse.
O principal compromisso do petista foi uma reunião com alunos da Unesp, na zona norte da cidade. O evento estava marcado para começar 9h30, mas atrasou em cerca de uma hora, tendo início já por volta das 10h30. Durante a sua fala, o pré candidato teceu críticas ao atual governo, além de responder questões dos presentes.
O Partido dos Trabalhadores nunca governou o estado de São Paulo, e nas pesquisas de intenção de votos, Haddad aparece em primeiro. “Boas propostas é o que mantém uma candidatura, se você não tiver um plano de governo consistente, as pessoas vão procurar alternativas. Nós estamos há muito tempo trabalhando, sobretudo no interior do estado para apresentar a melhor proposta para a população”, finalizou.