O artista plástico Eduardo Carvalho e a professora Rita Mozetti são ganhadores de premiações expressivas e contribuem com a projeção nacional e internacional de trabalhos desenvolvidos em Franca.
O artista plástico Eduardo Carvalho foi agraciado em Dubai, nos Emirados Árabes, com uma medalha de ouro pela obra Águia. Ele foi premiado no último dia 24 de maio, na Index International, após ter a obra selecionada por curadores internacionais. Eduardo concorreu com cerca de 30 artistas da Argentina, Filipinas, Alemanha, Chile e outros países do mundo todo. Como recompensa, recebeu a medalha de ouro e um certificado internacional.
“Recebi o convite para expor em Dubai no ano passado, mas ainda não havia recursos suficientes, nesse ano a empresa Britânica Diáspora Consultancy e Harambee, através do Mr. Jonh Faika, meu empresário de Londres, decidiu patrocinar a metade da viagem. O valor restante consegui com outros empresários para que eu pudesse participar dessa exposição internacional.”
Seus desenhos hiper realistas são traçados com lápis (grafite) sobre papel. Os materiais utilizados para esta técnica são lápis graduados, borracha específica, esfuminho, pincel, apontador e boleador. Esta técnica utilizada já é existente há muitas décadas e era adotada por muitos artistas modernos e contemporâneos. Após o processo da conclusão da obra, é aplicado um verniz em spray para maior conservação. Os trabalhos de Eduardo Carvalho são inspirados em fotografias.
Antes de se render à criação dos desenhos realistas, Eduardo Carvalho foi padeiro e trabalhou com móveis planejados. O artista acredita que através da arte muitas pessoas podem ser impactadas no sentido de inovação e transformação, a fim de conseguir enxergar a vida com outros olhos.
“Eu me senti muito feliz, honrado e realizado com a premiação. A Index é uma das maiores organizações de eventos mundiais em arquitetura, artes, imóveis, design e decorações. Espero fazer carreira internacional, mas também ser reconhecido em meu país. Gostaria de servir de inspiração para outras pessoas com a arte. Ajudar alguém a prosseguir com a carreira artística também”, afirmou ele, que já foi premiado pela Funarte (Fundação Nacional de Artes) e assina a ilustração da capa do livro de poesias da época que estudava na EJA (Educação de Jovens e Adultos), no Colégio Champagnat, em Franca.
A professora francana Rita Mozetti foi uma das dez vencedoras do maior e mais importante prêmio da Educação Básica Brasileira: “Educador Nota 10”. Rita concorreu com mais de 3.761 trabalhos enviados por professores de todo Brasil e obteve reconhecimento com o Projeto “Pé de Livros entre amigos”, na categoria Língua Portuguesa com ênfase na Educação Literária, desenvolvido com estudantes do 5º ano da Escola Estadual “Adalgisa de São José Gualtiéri”.
O projeto vitorioso envolveu familiares e toda comunidade com a leitura de clássicos da literatura brasileira e mundial. A Cerimônia de premiação acontecerá neste ano, e será realizada na cidade de São Paulo, na Sala São Paulo, no próximo dia 10, às 20h. Rita estará presente representando a educação de nossa cidade no cenário nacional.
O Projeto: “Pé de Livros entre amigos” foi desenvolvido com o objetivo de formar uma comunidade de leitores de literatura. Os livros selecionados para leitura eram os clássicos da literatura brasileira e mundial, como “Dom Quixote”, “O Jardim Secreto”, “Iracema”, “Romeu e Julieta”, entre outros.
As famílias e a comunidade foram convidadas a participarem das “Terças Literárias”, que eram momentos em que as histórias lidas eram comentadas, discutidas e recomendadas. A sala de aula era aberta para quem desejasse dialogar sobre literatura e virava um grande laboratório de descobertas.
“A sala de aula foi ficando pequena para tantos momentos e a cada semana aumentava o público leitor, assim, lotamos um carrinho (de supermercado) de livros e saímos distribuindo leitura literária nas ruas e escolas do entorno da nossa. Um dia, fizemos um Pedágio Literário, distribuímos mais de 400 livros na comunidade”, relembra Rita, ao comentar sobre a criação de um Vlog Literário com estudantes e familiares recomendando a leitura das obras que mais gostaram.
A professora e a turma de alunos selecionaram livros e penduraram nos galhos de uma árvore, depois convidaram amigos da própria escola e de outras unidades de ensino da cidade para “colher” livros direto do pé. “Os livros eram colhidos, lidos, apreciados e recomendados. Desta ação, surgiu o nome do projeto vencedor do Educador Nota 10: Pé de livros entre amigos, pois plantamos um pé de livro e convidamos os amigos para os “frutos”.
Segundo Rita, o Projeto reuniu mais de 600 pessoas, entre adultos e crianças, para colherem os livros e participarem das discussões após a leitura das histórias. O trabalho foi desenvolvido de fevereiro a novembro de 2019 e premiado em 2020.
Devido à pandemia, a premiação presencial acontecerá neste ano. “Estar entre os 10 vitoriosos é um momento de comemorar os resultados obtidos com o projeto que foi o aprendizado dos estudantes e o envolvimento de toda uma comunidade. Além de conhecer pessoalmente os outros 9 professores, que durante todo 2020 foram companheiros de estudos e encontros on-line. Será o momento de conhecê-los e principalmente, ter a Educação de Franca reconhecida e aplaudida em cenário nacional.”