A Polícia Ambiental deu início a Operação “Semana do Meio Ambiente”, que segue até o próximo domingo (5). Serão intensificadas as atividades para a proteção da natureza e seus recursos naturais, com atenção especial para a prevenção de queimadas, além de pesca predatória, caça e desmatamento.
Vistorias serão realizadas em áreas onde foram assinados Termos de Compromisso de Recuperação Ambiental, além de áreas com relevância ambiental como nascentes. Nestes locais os proprietários já foram autuados pela polícia ambiental, e os responsáveis se comprometeram formalmente a recuperar o dano que foi causado.
Em Igarapava foram realizadas atividades de educação ambiental, durante a semana do meio ambiente. Vinte mudas nativas foram plantadas, além de reprodução de vídeos instrutivos, além de palestras sobre a preservação do meio ambiente.
A Ambiental também deu início nesta semana, a fase vermelha da Operação Corta Fogo, que tem o principal objetivo de combater e prevenir os incêndios em matas, que se tornam mais comuns neste período de seca.
“Além de afetar diretamente a vegetação dos biomas e a saúde humana, as queimadas fazem suas maiores vítimas nos animais silvestres. Quando não morrem ou ficam feridos, são obrigados a mudar de região em busca de alimento, a abandonar filhotes e a se aventurarem nos perímetros urbanos das cidades”, informou.
A polícia divulgou orientações para a população sobre o assunto, confira:
Denuncie incêndios criminosos.
Não atire cigarros ou fósforos às margens de rodovias.
Não solte balões. Denuncie a fabricação e o transporte de balões.
Não acenda fogueiras perto de matas e em dias de vento.
Não realize queimadas. Quando necessário aplicar em áreas agrícolas, conforme regulamentação legal, solicite autorização prévia à CETESB.
Não solte fogos de artifício próximo às áreas com vegetação.
Não permita que crianças façam uso de fósforo, isqueiros ou materiais inflamáveis.
Não jogue lixo em terrenos baldios.
Se avistar foco de incêndio acione o Corpo de Bombeiros pelo 193