Franca irá expandir o Programa de Residências Terapêuticas para atender pacientes com transtornos psiquiátricos. Os vereadores aprovaram durante a sessão desta terça-feira (31) o projeto de lei que autoriza a abertura de mais cinco unidades, com capacidade de atendimento a dez pessoas cada (50 no total). Já existem na cidade outras cinco Residências Terapêuticas.
O projeto, de autoria do Poder Executivo, autoriza a celebração de convênio com a Fundação Espírita Allan Kardec para gestão do serviço e investimento de R$ 2,5 milhões.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, com a aprovação da Câmara Municipal, a previsão é para que em julho as novas cinco residências estejam em funcionamento.
Mario Arias Martinez, presidente da Fundação Allan Kardec, destacou a importância da expansão do programa. “Recebemos essa notícia com alegria e otimismo porque o programa de Residências Terapêuticas faz parte do planejamento e da nova fase da Fundação Allan Kardec. Estamos muito animados”, afirmou ele, ao se referir à reformulação pela qual a Saúde Mental passa em Franca.
Em março deste ano, a Fundação Allan Kardec, por conta do subfinanciamento do SUS, anunciou o fechamento de 122 leitos psiquiátricos e a ampliação de outros serviços que presta.
Segundo Martinez, 35 “pacientes-moradores” do Hospital Psiquiátrico Allan Kardec irão se mudar para as novas casas e já se preparam para fazer essa migração. São pessoas de ambos os sexos que vivem na instituição há no mínimo dois anos, mas há casos em que residem no local há 40, 50 anos. São pacientes que passaram por tratamento e internação, receberam alta, mas foram abandonadas pela família ou não têm parentes e moram na instituição. Outros 15 pacientes, que são de Franca, mas estão internados em outras instituições psiquiátricas, também serão transferidos para as casas.
“Nós acompanhamos a experiência de outros pacientes que moravam no Allan Kardec e migraram para as Residências Terapêuticas. Vejo como um ponto muito importante o ganho na individualidade deles, porque em um grupo menor, com dez moradores nas casas, eles adquirem condição de escolha, seja da música que querem ouvir, da hora que querem almoçar ou jantar, da roupa que vão colocar, eles vão combinando a rotina, enquanto na instituição existem horários a serem seguidos.”
O Programa de Residências Terapêuticas começou em Franca em dezembro de 2019. A Fundação Allan Kardec cuidava de 104 “pacientes-moradores” e com abertura das cinco primeiras residências, metade foi transferida para as casas instaladas no Bairro Cidade Nova, Vila Santa Cruz, Jardim Ângela Rosa, Vila Nicácio e Jardim Consolação. Duas são femininas e três masculinas, com dez moradores cada.
As casas funcionam como se fossem repúblicas espalhadas pela cidade e eles têm assistência 24 horas de um cuidador social e técnico de enfermagem, além de atendimento complementar com psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e enfermeira.
Eles participam das atividades domésticas, como limpar o chão, lavar louças ou regar as plantas e, na busca de retomar as vivências cotidianas e aproveitar a liberdade fora do hospital psiquiátrico, fazem passeios no shopping, Poliesportivo e Parque “Fernando Costa” e se distraem em atividades artísticas, por exemplo.
O programa de Residências Terapêuticas é desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com a Fundação Espírita Judas Iscariotes, gestora das unidades.