A tradicional Cavalhadas da Franca será retomada dois anos após ser interrompida devido à pandemia da Covid-19. A última edição foi realizada em 2019.
O evento já está marcado para o segundo final de semana de agosto, dias 13 e 14, no Parque Fernando Costa, com entrada gratuita ao público.
Pedro Lemos Olivieri, diretor administrativo da entidade, agradeceu o apoio do Poder Público Municipal para a retomada do evento, que é realizado na cidade desde o ano de 1831. Segundo ele, os ensaios e treinos do grupo serão iniciados no dia 11 de julho, no local do evento e os interessados poderão assistir aos preparativos.
As Cavalhadas da Franca são uma das mais antigas do país. Trata-se de um teatro ao ar livre, composto por 26 cavaleiros e a Princesa Floripes, que retrata as batalhas entre Mouros e Cristãos, com base nas origens européias da Idade Média, trazidas para o Brasil através dos portugueses. As Cavalhadas retratam os torneios medievais, especificamente as corridas dos séculos Vlll e IX.
O evento é realizado em dois dias: No sábado, a partir das 20h, acontece a Cerimônia dos Encamisados e no domingo, com início às 14h, o público poderá conferir as batalhas entre Mouros e Cristãos.