Medidas serão adotadas até a próxima segunda-feira (23), mas poderão ser estendidas caso frio permaneça
Teve início na última segunda-feira (16), uma operação especial da Secretaria de Ação Social de Franca, para acolher pessoas em situação de rua, por conta das baixas temperaturas que estão sendo registradas na cidade.
Foram abertas 50 novas vagas para o abrigamento das pessoas em situação de vulnerabilidade social, nos serviços de assistência, sendo a Casa de Passagem, Abrigo Provisório e Acolhimento Noturno, passando de 128 para 178 vagas disponíveis, com a oferta de alimentos, banho e pernoite até a próxima segunda-feira (23), mas o trabalho poderá ser estendido de acordo com as condições climáticas.
Gislaine Liporoni, secretária de Ação Social, explicou que os serviços poderão ser acionados durante todo o dia, no período das 7 às 15h, no Espaço Dignidade, pelo telefone (16) 99603-3456, no horário das 15 às 22h, no Serviço de Abordagem Social (16) 99965-6571 e das 22 às 7h, a Guarda Civil poderá ser acionada pelo telefone (16) 3724-1033 para o atendimento aos chamados feitos pela comunidade para o acolhimento das pessoas.
A secretária solicitou o apoio da população neste trabalho, doando agasalhos, meias novas para adultos, cobertores novos e usados, que estejam em bom estado de conservação e alimentos embalados, como leite, biscoito, pães de forma, bisnagas, margarina e achocolatado.As doações poderão ser entregues na sede da Secretaria de Ação Social (Av. Champagnat, 1.750 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h.
Alerta
Segundo alerta emitido pela Defesa Civil do Estado, entre esta terça-feira e sexta-feira, uma intensa massa de ar polar irá avançar sobre o Estado, provocando queda acentuada da temperatura, com momentos de frio intenso na região de Franca, onde as menores temperaturas, com previsão de 3º C, ocorrerão entre o final da madrugada e início da manhã.
A Secretaria de Ação Social destacou que outra ação importante será o auxílio encaminhado pelo Governo do Estado, para a oferta de novas vagas nos serviços de acolhimento, durante o período de baixas temperaturas, a partir do próximo mês.
A utilização dos recursos do Fundo Estadual de Assistência Social foi aprovada pelo Conselho Municipal de Assistência Social, de acordo com a Resolução n.º 15, de 12 de maio, publicada no Diário Oficial do último dia 13.
São recursos extraordinários, em caráter emergencial e em parcela única, no valor de R$ 70 mil, a serem repassados pelo Fundo Estadual ao Fundo Municipal de Assistência Social, para a ampliação de 24 vagas nos Serviços para a População em Situação de Rua, para os meses de junho, julho e agosto deste ano, durante as baixas temperaturas.