A empresa de tecnologia NovaHaus, com sede em Franca e escritório também em São Paulo, é uma das primeiras do país a reduzir a jornada de trabalho semanal de cinco para quatro dias, sem alterar o salário de seus 40 funcionários.
A novidade está em fase experimental, desde março deste ano, quando o grupo voltou ao trabalho presencial após o período pandêmico, e dever seguir em teste por oito meses. “Começamos a pensar na Quarta-feira Livre há mais de 1 ano, ainda no auge da pandemia. Nós já sabíamos que o trabalho nunca mais seria o mesmo após 2 anos de home office. Quando começamos a nos preparar para o mundo pós-pandemia, no início de 2022, sentimos que era o momento perfeito para colocar nosso plano em prática”, explica Leandro Pires, CEO da NovaHaus.
Em novembro, a empresa pretende avaliar os resultados e decidir sobre a adesão definitiva à jornada de quatro dias semanais. “Nossa expectativa é que a carga reduzida diminua o estresse, aumente a qualidade de vida e reflita positivamente na produtividade, como tem acontecido nas empresas que já implantaram o modelo”, comenta Leandro. “Faremos pesquisas de satisfação para mensurar os ganhos individuais e a produtividade interna. Desta forma, iremos definir os próximos passos com base em dados concretos”.
Para incrementar ainda mais as Quartas Livres, a NovaHaus decidiu criar o saldo Spotify e Netflix, disponibilizado na seção cultura do cartão-benefício institucional, no valor de R$ 400. Caso o colaborador opte por não contratar as plataformas, ele pode utilizar o valor em livrarias ou garantir ingressos de cinema, teatro e shows.
Segundo Leandro, as novidades não impactaram na remuneração dos colaboradores. “Todos os salários foram mantidos e estão assegurados em contrato. Nossa intenção é revolucionar o mercado de trabalho brasileiro e trazer o futuro para o presente das pessoas, começando por quem trabalha com a gente”.
A NovaHaus é uma das primeiras empresas brasileiras a adotar a semana de quatro dias de trabalho, seguindo a tendência de países como a Islândia, Espanha e Nova Zelândia.
De acordo com Ginaldo Terencio, diretor de tecnologia da NovaHaus, o reflexo do novo modelo de trabalho já é positivo. “Planejamos a otimização de cada um de nossos processos para que a Quarta Livre não impacte as entregas. Hoje, além de manter os prazos, conquistamos uma rotina mais ágil e objetiva”.
Em semanas com feriado, a quarta-feira conta como dia útil, ou seja, todos os funcionários trabalham normalmente. “Queremos garantir que, pelo menos uma vez por semana, os funcionários consigam ter um dia livre. Por isso, a semana reduzida será aplicada em todas aquelas não tiverem nenhum feriado em dia útil”, explica Leandro.
Fundada em 2008, a NovaHaus é uma empresa de tecnologia, especializada em criar produtos digitais de alta performance. Atualmente, a empresa conta com mais de 50 colaboradores e desenvolve soluções digitais para marcas nacionais e internacionais como Nestlé, Guaraná e Correios.