Criada há dois anos, a ONG Moradia Digna tem se dedicado a reformar casas de famílias extremamente carentes em Franca. Representantes da ONG, formada e conduzida por voluntários, estiveram na Câmara Municipal na semana passada para pedir apoio para os projetos.
O intuito é auxiliar famílias carentes. “Nós recolhemos as sobras de materiais de construção que seriam descartados no meio ambiente ou em uma caçamba e aproveitamos o que seria lixo para se tornar luxo”, destacou Rosa Maria de Paiva Castro, ao fazer uso da Tribuna na Câmara.
Segundo ela, a ONG realiza a reforma da sétima casa desde que iniciou os trabalhos. “A gente acolhe aquelas pessoas que de fato estão abaixo da linha da pobreza, que não têm condições de fazer uma restauração na casa”.
A seleção de famílias atendidas é feita com avaliação em critérios específicos da diretoria e profissionais que colaboram com a ação social. “Você não pode mudar o mundo, mas pode mudar o mundo à sua volta”, afirmou Rosa, que ainda convidou voluntários e patrocinadores que queiram apoiar a causa para que participem do trabalho social.
A empresária Teresinha Fonseca, presidente da ONG Moradia Digna, também fez uso da Tribuna e falou sobre as dificuldades para manter o trabalho, e fez pedido de apoio “a gente não tem mão de obra para fazer isso, é complicado quando se fala em dinheiro, o material você acaba pedindo e as pessoas têm mais facilidade de doar (…) a nossa maior dificuldade é o custeio com a mão de obra”.
Os vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Della Motta (PODE), Donizete da Farmácia (MDB), Ronaldo Carvalho (CID) e Pastor Palamoni (PSD) parabenizaram pelo trabalho desenvolvido pelas voluntárias e destacaram a importância de ações exemplares em prol de famílias carentes.
A ONG Moradia Digna funciona na Avenida São Vicente, 5631, Jardim Noêmia, sala 1. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 99309-9220, com Terezinha, e (16) 99167 5887, com Rosinha, e ou pelo email francamoradiadigna@gmail.com. Mais detalhes do projeto também podem ser obtidas no Facebook e Instagram da ONG Moradia Digna.