A Secretaria de Saúde anunciou nesta quarta-feira (23) que as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos Jardins Brasilândia, Luiza e Santa Clara, que foram destinadas exclusivamente para os atendimentos de Síndrome Gripal e Covid-19 há pouco mais de um mês, voltarão a prestar os atendimentos clínicos e de rotina a partir da próxima quarta-feira, 2 de março.
A decisão foi adotada tendo em vista a queda de atendimentos registrados nas unidades nos últimos dias e a necessidade do retorno das consultas e procedimentos de rotina realizados nessas UBSs.
De acordo com um levantamento da Secretaria de Saúde, a quantidade de pacientes atendidos pelas três unidades, desde o dia 17 de janeiro até 22 de fevereiro, apresentou uma redução de 600 para 200 pacientes por dia. Durante este período, as UBSs prestaram juntas o total de 11.927 atendimentos. O índice de pacientes positivos também caiu consideravelmente. Em janeiro, metade dos testes apresentava resultado positivo. Hoje, nos exames realizados nas unidades municipais de atendimento Covid, este índice está abaixo de 30%.
A Prefeitura informou que o Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” será mantido para o atendimento, exclusivo de casos de Covid-19 e Síndromes Gripais e anunciou que os pacientes que necessitarem de retorno médico terão prioridade no serviço de Telemedicina e poderão sair do pronto-socorro com a consulta agendada para acompanhamento do tratamento.
Durante o período de 17 de janeiro até esta terça-feira (22), passaram por atendimento no Pronto-Socorro 31.415 pessoas, sendo a maior quantidade de pacientes registrada no dia 18 de janeiro, com 1.354 atendimentos e 781 pacientes nesta terça-feira.
As UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita permanecerão com os atendimentos clínicos de urgência e emergência.
A Secretaria de Saúde reforça para que as pessoas que estão em atraso com a vacina contra o coronavirus procurem as UBSs para receberem os imunizantes contra a Covid e completem o esquema vacinal, possibilitando uma maior proteção contra a doença. Também é essencial que a população continue seguindo os protocolos sanitários, com a utilização de máscara de proteção, distanciamento social e higienização das mãos.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, até esta terça-feira (22), foram aplicadas 715.682 doses das vacinas contra a Covid-19, sendo 313.999 para a primeira dose, 269.762 para a segunda aplicação e 131.921 para a dose adicional.