Uma ação das equipes de fiscais da Vigilância Sanitária na manhã desta sexta-feira, 11, resultou na apreensão de 1.020 tonelada de alimentos em dois supermercados da cidade, nos setores de açougue e padaria.
Após o recebimento de denúncias, os fiscais visitaram os estabelecimentos comerciais localizados nos Jardins Vera Cruz e City Petrópolis/Ipanema, onde constataram uma série de irregularidades, como as condições higienicossanitárias dos locais, manipulação de alimentos de origem animal, riscos para a saúde do trabalhador, produtos embalados e armazenados sem os padrões de qualidade e segurança, manipulação e processamento de produtos de origem animal sem a licença do SIM (Serviço de Inspeção Municipal), prazo de validade vencido ou o rótulo que não identificava prazo de validade. Além disso, os responsáveis não apresentaram a documentações solicitadas, como comprovante de limpeza de caixa d’ água, apresentação de programa de boa prática de manipulação de alimentos, laudo ou atestado médico de saúde dos manipuladores, procedimentos operacionais padrões (POP) e também tinham irregularidades em vestiários, sanitários, na área de produção de padaria, ausência de diversas condições estruturais necessárias para impedir a entrada de vetores e pragas nos locais.
As equipes também identificaram que os supermercados não contavam com área adequada para receber os produtos, apresentando riscos de contaminação cruzada entre os alimentos, por não terem fluxo de entrada de mercadorias, além de divisões entre as áreas limpas, sujas e diferenciação de origens de produtos.
Mariela Toscano, chefe do Setor de Vigilâncias Ambiental e Sanitária, informou que no primeiro supermercado foram apreendidos 220 quilos de produtos e no outro estabelecimento, 800 quilos, entre carnes bovina, suína, frango, peixe, iogurte, manteiga, requeijão, chantilly, gelatina, pão sovado e panetone. Ainda segundo ela, no supermercado com maior quantidade recolhida também foram retirados refrigerantes, cerveja e cachaça com validade expirada ou sem o registro de fabricação e autorização para produção.
Foram aplicados autos de infração, apreensão e inutilização dos produtos, além da interdição parcial dos setores de manipulação de alimentos, açougue e padaria, sendo permitido apenas o funcionamento da área comercial dos supermercados.
Mariela destacou que foram abertos processos administrativos e os responsáveis terão prazo de 10 dias para apresentação de recursos, porém eles terão que cumprir prazo imediato para a regularização das condições higienicossanitárias. Já a execução das adequações solicitadas para as estruturas físicas serão acompanhadas, semanalmente, pela Vigilância Sanitária.
As denúncias sobre irregularidades em estabelecimentos e manipulação de alimentos poderão ser feitas pelos telefones (16) 3711-9408, 3711-9415, além do e-mail: visam@franca.sp.gov.br .