Acontece no próximo sábado, 5, o “Dia C de Vacinação” no Estado de São Paulo para imunização de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa do governo estadual, a ação será realizada em parceria com os 645 municípios paulistas. A Prefeitura de Franca confirmou, através da Assessoria de Comunicação, que irá aderir à mobilização e que a lista de postos de vacinação será divulgada na sexta-feira, mas já o horário de atendimento nos postos de Franca já está definido: das 7h30 às 13h.
“É uma grande mobilização para a imunização das crianças. O investimento que estamos fazendo para o pagamento de horas extras de profissionais da Saúde, inclusive no apoio à Saúde municipal dos 645 municípios, é de R$ 5,5 milhões para garantir que possam estar operando nos postos de vacinação”, afirmou o governador João Doria.
A iniciativa é uma oportunidade para os pais e responsáveis, que trabalham ou têm outros compromissos durante a semana, levarem seus filhos aos postos de vacinação para se protegerem contra a Covid-19. Para ser vacinado, é preciso apresentar a documentação da criança, como certidão de nascimento e CPF, além do comprovante de endereço, e também atender aos protocolos sanitários, como a utilização de máscara e manter o distanciamento físico.
A vacinação infantil começou em São Paulo no dia 14 de janeiro com as crianças com comorbidades. No dia 20, com a aprovação da Coronavac pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), São Paulo ampliou a vacinação e começou a imunizar as crianças por faixa etária. No total, a pasta estadual já disponibilizou 4 milhões de doses da Coronavac e 900 mil doses pediátricas da Pfizer. Todos os municípios têm vacinas suficientes para imunizar as crianças de 5 a 11 anos com a primeira dose.
As crianças de 5 anos e as imunossuprimidas de 5 a 11 anos só podem receber o imunizante da Pfizer, enquanto as demais podem ser protegidas pela Coronavac. Todas as vacinas aprovadas pela Anvisa são seguras e eficazes.
Em Franca, segundo o balanço da Secretaria de Saúde, até terça-feira, 1º, 5.368 crianças de 5 a 11 anos, de um total estimado de 31 mil, receberam a primeira dose da vacina contra o coronavírus.