A Secretaria de Administração e Recursos Humanos de Franca receberá até esta quarta-feira, 12, as inscrições para o processo seletivo de servidores municipais para o provimento de 40 vagas de diretores de escola. Até ontem, 95 candidatos tinham feito inscrições.
As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, por meio do link www.inscricao.org. Após o cadastro no site, o candidato deverá encaminhar os documentos comprobatórios dos pré-requisitos para o e-mail concursopublico@franca.sp.gov.br, com o assunto “Documentação Comprobatória – Processo Seletivo 04/2021″, durante o período das inscrições, sob pena do candidato ter o cadastro indeferido.
Segundo o edital, poderão participar do processo seletivo os servidores municipais integrantes do quadro de cargos e/ou empregos públicos permanentes do Magistério Municipal, sendo professor, coordenador pedagógico, pedagogo, orientador educacional e supervisor de ensino para o provimento das vagas de Funções Gratificadas de Diretor de Escola do Ensino Fundamental e da Emim (Escola Municipal de Iniciação Musical).
Para a função de diretor de Escola Municipal de Ensino Fundamental, que conta com 39 vagas, os pré-requisitos são Licenciatura Plena em Pedagogia, desde que tenha apostilado no verso do diploma que o curso atende ao disposto no artigo 4° da Resolução CNE/CP n° 1 de 15 de maio de 2006 e experiência mínima de 5 anos no quadro de Magistério do Município. Já a vaga para diretor da Emim, as exigências são as mesmas, acrescentando a licenciatura em música. A carga horária é de 40 horas semanais e o salário R$ 5.239,75.
Os candidatos às funções gratificadas de diretor de escola serão submetidos a uma prova objetiva, de caráter classificatório e eliminatório, composta por 30 questões de múltipla escolha sobre Língua Portuguesa, Legislação Educacional e Conhecimentos Específicos, que será aplicada no dia 30 de janeiro, com duração de três horas.
A confirmação das datas e as informações sobre horários e locais será divulgada através de edital de Convocação para Provas, a ser publicado no Diário Oficial do Município.
Além da prova objetiva, os inscritos que obtiverem nota igual ou superior a 60% na avaliação, terão os títulos, que deverão ser apresentados no dia da prova, avaliados e somados ao total da nota obtida na avaliação escrita.
O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
O Processo Seletivo atende a Lei Complementar Municipal 373, de 21 de dezembro de 2.021, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo Poder Executivo que alterou a Lei Complementar Municipal 352, de 3 de fevereiro, que estabelece a estrutura organizacional, competências, funções, cargos e as atribuições da Secretaria de Educação para disciplinar os critérios objetivos de seleção dos diretores de escola.
Antes, os diretores de escola eram nomeados pelo prefeito, e a partir deste ano terão que ser aprovados em concurso.