As unidades de urgência e emergência da rede municipal de saúde de Franca sofreram baixa de sete médicos nesta quinta-feira, 6. Os profissionais atuavam na linha de frente dos atendimentos emergenciais e foram afastados após serem diagnosticados com Covid-19. O afastamento ocorre em um momento delicado para a área da Saúde, que sofreu intenso aumento na demanda nos últimos dias. Em apenas um dia, na última segunda-feira, 3, o Pronto Socorro “Álvaro Azzuz” teve pico de pacientes, com 1.290 atendimentos.
Somente na quarta-feira, Franca teve a confirmação de 209 novos casos de coronavírus, o que demonstra que a cidade tende a enfrentar novo pico da pandemia. A mudança de cenário da Covid-19 é reflexo das festas de final de ano.
Novas medidas já foram adotadas pelo município diante do aumento dos casos da doença. Desde quarta-feira, o Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz” voltou a ser polo exclusivo para o atendimento a pacientes com sintomas de Síndromes Gripais, enquanto que os casos de emergência de clínica geral passaram a ser atendidos pelas UPAS (Unidades de Pronto-Atendimento) dos Jardins Aeroporto e Anita.
Além de voltar a concentrar os atendimentos para doenças respiratórias e Covid, com o reforço das equipes de enfermagem, duas tendas com tamanho 10×10, começaram a ser instaladas, em área anexa ao estacionamento do pronto-socorro nesta quinta-feira para a realização de testes de Covid.
A nova estrutura vai possibilitar a composição de 8 salas para a coleta de exames contra a Covid-19, além da sala de espera para os pacientes aguardarem a realização do procedimento. A previsão é que a nova estrutura entre em funcionamento a partir da próxima segunda-feira, 10, com funcionamento das 7 às 19h. Os exames serão coletados após avaliação do médico no pronto-socorro, conforme o quadro clínico do paciente.
A Prefeitura vai recomendar às entidades conveniadas responsáveis pelas Instituições de Longa Permanência (Lares), que atendem idoso a restringir visitas nos locais para garantir a segurança dos idosos.
A Secretaria de Saúde divulgou nesta quinta-feira, 6, um levantamento com as estatísticas de atendimento nas unidades de urgência, entre 20 de dezembro e quarta-feira, 5. Durante este período, os dois prontos-socorros e as unidades de pronto-atendimento prestaram, juntos, 36.300 atendimentos, sendo 16.545 procedimentos para pacientes que apresentaram sintomas de Síndromes Gripais.
O Pronto-Socorro “Dr Álvaro Azzuz” foi a unidade que prestou a maior quantidade de atendimentos neste período, com 16.951 procedimentos, sendo que destes, 9.605 foram registrados para Síndrome Gripal. A última segunda-feira foi o dia de maior movimento no PS, com 1.290 atendimentos prestados.
O Pronto-Socorro Infantil contabilizou nestes 17 dias 5.760 atendimentos, sendo 3.642 para doenças respiratórias. As UPAS dos Jardins Aeroporto e Anita somaram 13.589 atendimentos e desta quantidade, 3.298 foram para doenças respiratórias.