A Secretaria Municipal de Saúde divulgou na sexta-feira, 17, um balanço da primeira semana do Programa “Mais Consultas”, que oferece atendimento com ginecologistas gratuitos, por meio de uma clínica credenciada por chamamento público. Os números apresentados indicam um percentual de 47% de ausências das pacientes que foram convocadas pela secretaria para o atendimento.
Das 190 mulheres agendadas, 89 deixaram de comparecer às consultas. Lucas Souza, secretário de Saúde, lamentou que as ausências estejam sendo registradas, tendo em vista que existe uma forte demanda de solicitações para essas consultas nas Unidades Básicas.
Lucas Souza reforça que o agendamento é feito por telefone, diretamente com a paciente e, somente após a confirmação, a consulta é marcada. Como as faltas ocorrem sem aviso prévio, não há como convocar outra paciente para o atendimento.
A Secretaria de Saúde chama a atenção dessas mulheres para a importância do comparecimento e, caso não possam estar presentes, que avisem antecipadamente pelos telefones 3707-4900 ou 0800 540 9000 para proceder à remarcação. Quando a mulher não comparece, não avisa e não procura por remarcação, o sistema automaticamente a exclui da lista de espera.
Através do credenciamento público, a Prefeitura irá contratar 4,5 mil procedimentos e uma clínica habilitada está acolhendo as pacientes com data e horários marcados, com recursos próprios de cerca de R$ 400 mil.
O agendamento é feito pela Secretaria de Saúde, através do Programa “Mais Consultas”, para as pacientes cadastradas na rede de UBS. A meta da Secretaria de Saúde é realizar em torno de mil consultas por mês.
Uma outra orientação é para que as mulheres que registraram seus pedidos de consultas com ginecologista nas UBSs, atualizem os seus telefones de contato para facilitar a localização e o agendamento.
Na primeira semana foram realizadas 55 exames de Papanicolau e solicitadas 41 mamografias. Para segunda e terça-feira desta semana, dias 20 e 21, já estão agendadas 192 novas pacientes.