Franca e região recebem neste fim de semana o espetáculo infantojuvenil TiC TAC Era uma vez, da Cia. Vovó Cachola de Teatro. As apresentações serão neste sábado (20) e domingo (21), de forma online e gratuita. O espetáculo faz parte do projeto O Tempo Mágico das Histórias, que desde o dia 20 de outubro realiza também a oficina Brincadeiras Cantadas e Ritmadas, com objetivo de ajudar educadores, pais e demais interessados a desenvolverem brincadeiras para estimular a imaginação das crianças.
“A gente quer levar cultura para as crianças e também para os educadores. Principalmente, a cultura brasileira, que é o que a gente mais ama”, disse a atriz e produtora Anabrisa Tamaso, que fundou a Cia. Vovó Cachola, ao lado do também ator e produtor Edinho Souza.
“Com o espetáculo infanto-juvenil TiC TAC Era uma vez, a gente pretende convidar o público, as crianças, os pais, para viajar com a gente no tempo mágico das histórias. Porque, quando a gente escuta uma história, o tempo parece que passa diferente. E o espetáculo faz isso, a gente entra no tempo mágico a partir da vivência de algumas das histórias da nossa cultura popular brasileira”, continuou a atriz.
A peça terá duas apresentações em Franca, neste sábado e domingo, sempre às 16 horas, com duração de 60 minutos. Antes e ao fim de cada exibição, o público poderá interagir ao vivo com os atores. Esta temporada online do espetáculo já passou por Araraquara, Piracicaba, São Carlos e São José do Rio Preto.
“A gente vai contar a história de como surgiu a noite, que é uma lenda indígena. Vamos contar também uma travessura do Saci, que é um personagem muito querido de todas as crianças. E no final, também, vai ter a história do espelho mágico. Tudo isso vocês conferem com a gente no espetáculo TiC TAC Era uma vez”, convida Anabrisa.
A indicação é para crianças entre 6 e 10 anos. E, apesar de direcionada às cidades da região de Franca, a exibição da peça no canal da Vovó Cachola no Youtube (https://www.youtube.com/c/VovocacholaArtBr) é aberta a todos os públicos e de qualquer lugar do planeta.
E não é exagero dizer que o mundo todo poderá acompanhar o espetáculo, já que a internet não tem limite e o audiovisual do espetáculo terá legendas em inglês, o que possibilita que os estudantes treinem a língua estrangeira.
A peça também será inclusiva, com tradução em Libras, a Língua Brasileira de Sinais. Durante uma das apresentações em Piracicaba, no dia 24 de outubro, um grupo de pessoas com deficiência auditiva se reuniu em um espaço cultural para assistir ao espetáculo. Foi uma experiência marcante para os espectadores e para os membros da Vovó Cachola. “Este está sendo um grande passo para a nossa companhia. Depois desta experiência, não tem como mais a gente mais excluir essas pessoas, ou fazer de conta que elas não existem. Esse sentimento de inclusão que a gente teve a partir desta interação com as pessoas surdas foi muito bacana. Conseguir nos comunicar com elas foi uma experiência única”, revela Anabrisa.
O projeto O Tempo Mágico das Histórias é produzido pela Cia. Vovó Cachola e realizado com o apoio do Programa de Ação Cultural – ProAC ICMS, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio de empresas privadas.
O espetáculo TiC TAC Era uma vez é inspirado nos contos Como Surgiu a Noite, O Saci e O Espelho Mágico, da coleção Estórias e Lendas do Brasil. A peça traz o sonho de embelezar o imaginário infantojuvenil com a vivência dessas histórias que fazem parte da encantaria popular brasileira.
Franca: 20 e 21 de novembro, às 16h
Onde: Canal da Cia Vovó Cachola no YouTube (https://www.youtube.com/c/VovocacholaArtBr)
Inscreva-se no canal e ative as notificações. As exibições serão únicas e os vídeos não ficarão disponíveis.
Duração: 60 min
Classificação: Livre