Balanços são menores do que os registrados na primeira semana de monitoramento hospitalar da pandemia
O Estado de São Paulo registrou nesta quinta -feira (11), menos de 3 mil pessoas internadas pela Covid-19: são 2.948 pacientes, somando 1.287 em UTI e 1.652 em enfermaria. Os números são os menores desde abril de 2020, início da pandemia. O número total de internados é dez vezes menor que o registrado no pico da segunda onda, que chegou a ultrapassar 31 mil pacientes com a doença.
As taxas de ocupação dos leitos de UTI também estão entre as menores da história da pandemia, com 23,7% no estado e 29,9% na Grande São Paulo.
No decorrer da pandemia, até o momento, houve 4.417.592 casos, dos quais 4.246.733 já estão recuperados, incluindo 456.733 que foram internados e receberam alta hospitalar. Houve também 152.539 óbitos.
Vacinação
A baixa nos números da pandemia se deve ao avanço da vacinação contra a Covid-19, em Franca mais de 80% da população foi imunizado com pelo menos a primeira dose. Para esta sexta-feira (12), a Secretaria de Saúde segue com a imunização para a aplicação da primeira dose para as pessoas com 12 anos ou mais, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 07h30 às 16h. Os menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou um responsável legal. Caso não seja possível, deverão apresentar o Termo de Assentimento preenchido com assinatura do responsável, que pode ser acessado pelo link https://www.franca.sp.gov.br/administracao-municipal/administracao-direta/saude/vacinacao-covid-19
Para as gestantes, em qualquer idade gestacional e puérperas, a aplicação da primeira dose continuará nesta sexta-feira, nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 7h30 às 16h. As interessadas deverão apresentar o original e cópias do cartão de Pré-Natal, receitas ou laudo médico para as gestantes. Já as puérperas deverão levar original e cópia da certidão de nascimento da criança, além de um documento de identidade com foto e o CPF, que são prioritários para todos os públicos.
3ª Dose
A Secretaria de Saúde continua atendendo os idosos, com 60 anos ou mais, para a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19, que deverão observar o intervalo superior a 6 meses do recebimento da segunda dose e prossegue com o reforço da vacinação para as pessoas imunossuprimidas, com idade de 18 anos ou mais. O atendimento será prestado nas UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 07h30 às 16h, com distribuição de senhas.
A aplicação da dose adicional da vacina contra a Covid-19 para os profissionais de saúde, que tomaram a segunda dose há 6 meses, está prevista para as UBSs Paulista, Luíza, Ângela Rosa, Brasilândia, Estação, Planalto, Santa Terezinha, Aeroporto 1 e São Sebastião, das 07h30 às 16h. Poderão receber a dose extra, os trabalhadores de serviços públicos e privados de saúde, como hospitais, clínicas e ambulatórios, que deverão apresentar um documento de identidade com foto e o cartão para comprovar o recebimento das duas doses.