A Prefeitura continua com o trabalho de orientação para regularizar a atividade dos comerciantes do Mercado Popular Urbano em Franca. Através do Programa Venda Legal, os fiscais da Vigilância Sanitária e Guarda Civil Municipal realizaram na sexta-feira, 5, mais uma ação junto aos vendedores.
O programa teve início no primeiro semestre deste ano com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento, que fez um levantamento geral da situação na cidade, dos comerciantes instalados tanto no Mercado Popular Urbano em frente à Santa Casa, como os demais espalhados pelos calçadões das praças Barão, Nossa Senhora da Conceição e Nove de Julho. Ao todo, foram cadastrados 116 comerciantes ambulantes, dos quais 85 estão regulares.
Com o suporte da Guarda Civil Municipal, os fiscais da Vigilância Sanitária começaram as abordagens nesta sexta-feira pelas barracas do Mercado Popular Urbano, onde cada responsável apresentou a documentação que assegurava o direito de utilizar o espaço público.
Aqueles sem documentação foram orientados a desmontar a barraca e buscarem alternativas para o exercício de suas atividades. Lembrando que algumas das barracas sem documentação estavam vazias, haviam sido ocupadas por terceiros e foram desmontadas.
Os comerciantes que apresentaram documentação incompleta receberam prazo de até 30 dias para se regularizarem junto com um conjunto de informações de suporte que a Prefeitura pode oferecer para que evoluam em suas atividades.
Para cada comerciante foi entregue um folheto do Venda Legal com oportunidades de auxílio, como a liberação de créditos a juros baixos, através do Banco do Povo, além de cursos de qualificação em vendas On-line/Presencial e Gestão e Consultoria, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Sala do Empreendedor.
Depois das abordagens iniciais no Mercado Popular Urbano, a equipe esteve na Praça Nove de Julho e nos calçadões da Praça Barão, ruas Marechal Deodoro e Voluntários da Franca, onde orientou os comerciantes ambulantes.