A segunda-feira (18), começou sem óbitos causados pela Covid-19 no Grupo Santa Casa de Franca, responsável pelos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
De acordo com o boletim divulgado no final da tarde desta segunda, no hospital dos 27 leitos de UTI adulto, 19 estão ocupados. Já os infantis são cinco disponíveis, dos quais apenas um está em uso. No total a ocupação fica em 62%,5%.
Os números regrediram na cidade por conta do avanço da vacinação contra a doença, desde então as mortes diminuíram e os leitos estão em situação confortável.
E por falar em vacinação, o Governo do Estado de São Paulo anunciou a antecipação de 8 semanas para 21 dias o intervalo de aplicação da segunda dose da vacina contra COVID-19 da Pfizer em adultos (acima de 18 anos). O prazo está indicado na bula do imunizante e amplia a proteção dos já vacinados, além de aumentar a cobertura vacinal no estado.
A medida beneficia 2 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que receberam a primeira dose e, agora, poderão concluir seu esquema vacinal cinco semanas antes do prazo indicado na carteira de vacinação.
A nova estratégia definida pelo PEI (Plano Estadual de Imunização) poderá ser realizada a partir desta terça-feira (19) pelos 645 municípios. “Distribuímos integralmente a todas as cidades as doses necessárias para concluir a imunização do público adulto e, por isso, pactuamos com o Cosems esta redução no prazo para 21 dias”, afirma a coordenadora geral do PEI, Regiane de Paula.
Para reforçar as orientações à população, a Secretaria de Estado da Saúde e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo) estão reprogramando o disparo de mensagens de texto pelo celular (SMS) e e-mail com informações sobre esta medida, reforçando a recomendação para consulta aos cronogramas das cidades de residência e conferir a sua carteira de vacinação.