Há 50 anos começava a operar a Rádio Franca do Imperador, desde então através das ondas da AM a emissora traz informação, entretenimento de qualidade e faz parte da vida e da rotina de milhares de francanos que a sintonizam nos 920 Khz.
Foi em novembro de 1.971 com potência de 5.000 watts onidirecional em O.M, em 920 Khz, que os trabalhos tiveram início. Já em 2007 a Imperador atualizou seus transmissores, instalando um transmissor digital e com aumento de potência já autorizado pela ANATEL para operar com 10.000 watts de potência. Isso garante uma área de cobertura para mais de 10 milhões de pessoas, passando a ser a única emissora de alcance regional de Franca com potência efetiva irradiada de 10.000 watts.
Para a diretora da Imperador, Jacqueline Galgani, a rádio busca se aproximar do ouvinte com uma programação informativa e rica em utilidade pública. “Quando você oferece boa companhia, aliada à notícias de qualidade e serviços de confiança, você cria um laço muito forte com o ouvinte. A Imperador, ao longo dos seus 50 anos, conseguiu construir isso com seu público. Compartilhamos histórias todos os dias e tenho dificuldade de citar apenas uma que tenha marcado. Mas algo que me deixa muito feliz é que ao longo de todos estes anos, com centenas de pessoas tendo feito parte, percebo que temos profissionais em todos os lugares que gostam da nossa empresa e da sua história com a gente. Construir uma empresa e saber que se tem amigos em todos os lugares é uma alegria enorme”, contou.
Se tem alguém que é praticamente uma unanimidade no meio jornalístico em Franca é o repórter Renato Valim, que integra a equipe da Imperador. Experiência aliada a humildade, o professor relatou que o que mais marcou para ele foram os anos em que cobriu a Francana.
“São bons momentos e que tenho saudade, viajamos para o Rio de Janeiro, para São Paulo, Cuiabá, entre vários outros lugares para cobrir o nosso time. Íamos junto com outros profissionais e são histórias que marcaram mesmo, é um tempo que deixou saudade. Lembro do basquete também, foram grandes jogos acompanhando o Hélio Rubens e outros jogadores que entraram para a história”, contou.
Desde julho a Rádio Imperador está com uma programação especial pelos 50 anos, a abertura foi com uma live show da dupla João Pedro e Cristiano. Todas as segundas-feiras um programa especial é apresentado às 9h, o Festival Imperador, onde a história da rádio é abordada com um entrevistado especial. Tem também o Rádio Debate, onde convidados especiais debatem temas específicos, sempre ligados ao rádio. Dentre os temas a importância do rádio no esporte francano; espiritualidade no rádio, etc
“Meu carinho a todos que acreditaram no rádio, que nos ouvem diariamente, aos nossos anunciantes que sempre confiam no nosso trabalho. Preciso deixar minha gratidão aqui também a cada pessoa que fez e faz parte desses 50 anos. Nossa história só existe porque cada um deixou aqui sua contribuição. O rádio é amor para quem trabalha e para quem acompanha, nós vamos sempre fazer o melhor para todos vocês”, finalizou Jacqueline.