A Prefeitura de Franca, em parceria com o governo estadual de São Paulo – CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), inaugurou a nova Central de Habitação na cidade, nesta segunda-feira, 13, no Paço Municipal.
A Secretaria de Infraestrutura estima que existem cerca de 2,5 mil mutuários de imóveis ligados à CDHU com pendências. O novo equipamento vai permitir agilizar o atendimento para negociação de dívidas, solicitação de boletos de pagamento, transferências e contratos na própria cidade, sem que precisem se deslocar para outros municípios.
A Central de Habitação ocupa um espaço revitalizado na parte térrea da Prefeitura e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h.
Na cerimônia, além do prefeito Alexandre Ferreira, participaram o secretário de Habitação, Nicola Rossano, o diretor de Atendimento Habitacional da CDHU, Marcelo Hercolin, e o Gerente Regional da CDHU, Adriano Quércia, além de Mário Sérgio Torres, assessor do deputado federal Baleia Rossi, e os vereadores Carlinho Petrópolis Farmácia (PL), Ilton Ferreira (PL), Ronaldo Carvalho (CIDADANIA), Zezinho Cabeleireiro (PP), Marcelo Tidy (DEM) e Lurdinha Granzotte (PSL).
Hercolin pontuou que a população será a grande beneficiada com a descentralização dos atendimentos. O prefeito disse que a Central de Habitação é o recomeço de um processo que vai muito além de facilitar o caminho no atendimento dos adquirentes de imóveis, casas e apartamentos construídos na cidade. Na ocasião, três moradores de imóveis recomercializados receberam as chaves e orientações sobre a posse e documentação, que está em andamento.
A Central terá como missão reorganizar os cadastros de pessoas que aguardam por uma moradia popular. Os dados da Prefeitura não estão atualizados, mas um dos últimos levantamento apontam déficit habitacional de mais de 11 mil famílias em Franca.