O privilégio dos francanos talvez até hoje não tenha sido bem avaliado. Pois dr. Thomaz Novelino escolheu Franca como sua cidade do coração, para aqui constituir família e construir seu sonho, o Educandário Pestalozzi. Nascido em Delfinópolis, estudou em Sacramento no Colégio de Eurípedes e formou-se médico no Rio e Janeiro. Mas o destino seria Franca. Discípulo de Pestalozzi e Rousseau, distribuiu ensinamentos a vida toda, para quem teve ouvidos de ouvir. A cada frase, a cada dia, sempre ensinava.
Coração maior que ele próprio, certo dia, 9 horas da manhã, chegou de surpresa na fábrica de calçados Pestalozzi e disse aos gerentes: desliguem todas as máquinas. Surpresos, lembraram ao doutor que precisavam entregar muitos pedidos até o fim da tarde e parar a produção não seria possível. Com a tradicional calma e sorriso no rosto, ele disse que precisaria de apenas 10 minutos, orientou ao motorista de uma perua que entrasse, trazendo pães e copos de leite para cada funcionário. E acrescentou que todos os dias seria assim, sempre às 9 da manhã. Explicou que muitos saiam de casa sem se alimentar e isso não era justo.
Milhares de filhos de Franca estudaram no Educandário e se formaram cidadãos.
Mas e a história do pé de alface ?
Pois certo dia meu filho de 5 anos, hoje agrônomo, chegou em casa com um bonito pé de alface e explicou “nós plantamos e cultivamos no Educandário”. Fui correndo ao dr. Thomaz Novelino, com a equipe de tv, para uma reportagem. E o doutor explicou, mostrando um canteiro de plantinhas, 40 pés de alface , um para cada aluno da classe e eram muitos canteiros, muitas classes. Os jovens da escola diariamente eram levados pelas professoras, para irrigar as plantas e formar os canteiros. Ao formar as plantas, sem perceber estavam sendo formados para o futuro.
Dr. Novelino sempre repetia: é preciso que os professores ensinem os alunos e os pais ensinem seus filhos a trabalhar com o cérebro, o coração e as mãos. Ensinamentos de Pestalozzi e Rousseau. O Educandário Pestalozzi de Franca
foi eleito a Escola modelo, entre dezenas que seguiram os princípios dos dois sábios da história. Mérito do dr. Thomaz e de toda sua equipe. Este registro é para que Franca se recorde de uma das mais dignas e expressivas personalidades de seu passado recente. O mineiro de Delfinópolis e francano de coração.