Em homenagem ao aniversário de 165 anos de Ribeirão Preto, neste sábado (19/06), o Sesc Ribeirão lança a série “Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade” em seu canal no Youtube (YouTube.com/sescribeirao). Com apresentação do professor e mestre Toni de Souza, os vídeos – de cunho turístico, histórico, geográfico e gastronômico – abordam o entendimento do que é ser “caipira”, particularmente na região norte do estado de São Paulo, no modo de acolher e da mesa farta. Os protagonistas do curta são a cachaça, o açúcar, o limão, a mandioca, a carne bovina, o queijo e a goiabada, ingredientes comprados durante um passeio pelo Mercadão, que se transformam numa boa caipirinha, na típica vaca atolada e na deliciosa sobremesa Romeu e Julieta.
Segundo Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão, os mercados existentes no Brasil e no mundo são mais do que centros de compra e venda de mercadorias. “Eles fazem parte das expressões culturais e da história de uma cidade e seu povo. São centros populares com uma infinidade de produtos e iguarias que são um reflexo da identidade de cada região. Esses locais nos revelam uma história que conta nossos hábitos alimentares e comportamentos, tradições religiosas e culturais”, afirma.
Vitor Hugo destaca a rica história que cerca o Mercadão Central e que ganha vida com o público diverso que o frequenta diariamente para comprar, conversar, fazer suas refeições. “Esse lugar, com mais de um século de vida, considerado patrimônio arquitetônico primordial para o entendimento das práticas culturais no município, além de ser um importantíssimo referencial material, ainda é o lócus de múltiplas relações imateriais, determinantes para reconhecermos o que é ser ribeirão-pretano”, afirma o turismólogo.
Para o professor e mestre Toni de Souza, que apresenta o vídeo, os aromas e os sabores que impressionam nossos sentidos são elementos muito poderosos para nos situar no mundo e definir nossa identidade, pois nos levam a diversas viagens no tempo e no espaço revelando nossos lugares de memória. “Essas referências culturais possuem forte vínculo com os objetos urbanos que fazem parte de nosso repertório espacial e, por consequência, com o patrimônio em suas várias possibilidades. Um breve caminhar pelos corredores do Mercadão Central provoca todos os sentidos remetendo a uma gostosa viagem no tempo”, diz Toni.
No primeiro vídeo, que tem duração de 10 minutos e será lançado neste sábado (19/06), Toni de Souza vai às compras no Mercadão para escolher cachaça, açúcar, limão, mandioca, carne bovina, queijo e goiabada. No filme, o espectador acompanha o apresentador pelos corredores deste local de encontros, de trocas e de muita prosa com os comerciantes – hoje são 67 empresas de diversos segmentos, muitas delas passadas por gerações -, que o ajudam a selecionar os melhores ingredientes para as receitas da caipirinha, da vaca atolada e da sobremesa Romeu e Julieta.
Neste passeio pelo Mercadão, Toni encontra a professora de História Nainora Maria Barbosa de Freitas, com quem bate-papo descontraído no balcão da lanchonete, saboreando uma vitamina preparada na hora.
No segundo vídeo, que será lançado no próximo sábado (26/06), Toni – que é graduado em Gastronomia -, apresenta direto da cozinha do Sesc Ribeirão um cardápio típico da região, de dar água na boca. O espectador vai aprender a preparar a primeira e oficial receita de caipirinha, com sua atualização recente no site da International Bartenders Association.
Já o prato de vaca atolada é apresentado considerando o contexto histórico da época, com todas as limitações impostas pela natureza, adversidades da vida no campo e, ao mesmo tempo, pela fartura que vinha da roça e da horta. “Assim, ele é tratado como uma refeição de prato único, ou seja, onde estão juntos a proteína animal e o carboidrato, sem que haja a necessidade de utilizar uma outra panela. Abordaremos sua origem e elaboração, ingredientes e processos, juntamente de suas variações regionais”, explica Toni.
Para finalizar, uma deliciosa sobremesa com o queijo parcialmente curado com goiabada cascão e suas inúmeras possibilidades. A produção dos pratos é intercalada com Toni e Nainora caminhando pelo Centro de Ribeirão, do Calçadão da General Osório até chegar ao Quarteirão Paulista. Uma conversa sobre a história, a lenda do chopp duto, os prédios históricos, os empreendedores, os costumes.
O projeto integra um eixo programático do Programa de Turismo Social do Sesc São Paulo chamado “Outras viagens”, uma iniciativa em que os temas do turismo e das viagens são abordados em atividades sem deslocamento dos participantes, visando também a difundir conhecimentos sobre a história e cultura local.
Com conteúdo didático e histórico, a série propõe questionamentos para o reconhecimento da identidade dos moradores de Ribeirão Preto e das cidades da região: “como nos vinculamos ao nosso território por meio dos insumos que encontramos nesse local?”; “como nossas práticas culturais, ou seja, os ingredientes que utilizamos e nossa forma de cozinhar nos vinculam a um grupo?”; “como o patrimônio imaterial, representado pela gastronomia do interior do Brasil, pode nos mostrar quem somos?”.
SERVIÇO
Projeto: ‘Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade’
Apresentação e mediação: Toni de Souza – graduado em Geografia, Pedagogia e Gastronomia; mestre em Geografia; consultor do MEC como avaliador de cursos de Gastronomia; professor; DJ; jornalista e fotógrafo
Convidada: Nainora Maria Barbosa de Freitas – graduada, mestre e doutora em História; professora e membro da Academia Ribeirão-pretana de Educação
Datas: Parte 1 – sábado (19/06) / Parte 2 – sábado (26/06)
Local: Canal do Sesc Ribeirão Preto no Youtube (YouTube.com/sescribeirao)