Os vereadores que fazem parte da Frente Parlamentar de Enfrentamento ao Coronavírus, realizaram uma visita ao posto de vacinação por drive thru do complexo Poliesportivo, na zona sul da cidade.
Participaram da ação fiscalizatória os vereadores Donizete da Farmácia (MDB), presidente, Lurdinha Granzotte (PSL) e Marcelo Tidy (DEM), membros da comissão.
A principal preocupação da frente era se a aplicação das doses estava sendo feita corretamente. Durante a visita, os parlamentares constataram que todo o protocolo estava sendo seguido à risca, com a vacina sendo retirada diretamente da ampola e os profissionais mostrando quantos ml havia na seringa e o instrumento vazio ao final da aplicação. “Acho que temos que valorizar muito o servidor público, principalmente o da saúde. Eles trabalham sob muita tensão e correm risco de levar a doença para dentro de suas casas. E mesmo assim eu vi a organização e a responsabilidade deles e o amor e o tratamento direcionado à população. Tudo estava estruturado, inclusive as filas”, afirmou Donizete.
O presidente da frente aproveitou para informar que as visitas-surpresa irão continuar em locais como postos de vacinação, UBSs (Unidades Básicas de Saúde), laboratórios e o Pronto-Socorro “Dr. Álvaro Azzuz”, que é o polo municipal exclusivo para atendimento a pacientes com suspeita de covid-19.
Os dois pontos de drive já foram alvo de erros durante a vacinação em Franca. O primeiro caso filmado aconteceu em abril no poli, uma idosa que filmava o momento da vacinação percebeu que a funcionária não havia injetado o líquido da vacina, após ser questionada pela própria idosa, a estagiária corrige o erro, sem prejuízo para a paciente.
O segundo caso foi registrado no drive do Fernando Costa, um familiar percebe que a vacina não é aplicada e também questiona a profissional, que logo corrige o erro.