O Ministério da Saúde autorizou a abertura dos 10 leitos de UTI Covid em Igarapava, que pertence a DRS de Franca. A autorização foi publicada no Diário Oficial da União nesta terça-feira (4).
O secretário de Saúde do município, Luiz Carlos Vergara explicou ao Jornal Verdade, que o convênio é de R$ 480 mil, valor para 30 dias. “Com o governo Federal o sistema é diferente, já que ele renova automaticamente por mais 30 dias de acordo com a demanda de pacientes nos locais. Acredito que por aqui, precisamos por no mínimo 90 dias, já que os especialistas acreditam que os números vão subir agora em maio”, explicou Vergara.
O secretário contou ainda que a autorização foi publicada nesta terça-feira, e que assim que foram notificados já convocaram uma reunião com a administração da Santa Casa, para reabrir a ala covid do hospital que está fechada desde o dia 22 de abril, após o convênio com o Estado não ter sido renovado.
Naquela ocasião a cidade chegou a ter pacientes na fila de espera por leitos, para serem transferidos para outras cidades da região, que fazem parte da DRS de Franca. A situação deve ser amenizada agora com a reabertura dos leitos.
“Os materiais estão lá prontos para serem usados, mas precisamos de convocar os profissionais de saúde para atuarem na linha de frente. Nos próximos dias a ala será novamente aberta”, explicou Vergara.
Igarapava tem visto os números da pandemia subirem novamente, embora nesta terça-feira nenhum paciente estivesse na fila de espera. O secretário explicou que a média de casos positivos por dia, saltou de 4 para 12 nas últimas semanas, cenário que segundo ele, deve piorar nas próximas semanas.