Após anúncio de que o pronto socorro Doutor Álvaro Azzuz, na zona norte da cidade, passaria a atender novamente apenas os casos suspeitos da Covid-19, o boletim de atendimentos foi divulgado nesta segunda-feira (3).
De acordo com o médico Rafael Talarico, atualmente são 26 pacientes em observação, destes 16 estão regulados em leitos de enfermaria e outros 6 estão na fila por espera de um leito de UTI para o tratamento do coronavírus. Nas últimas 24 horas, 487 atendimentos tinham sido realizados.
A assessoria de imprensa da Prefeitura, afirmou que os boletins serão divulgados diariamente, para a população acompanhar os dados do polo covid da cidade.
No final de semana foi anunciado que o local passaria novamente a atender apenas os casos suspeitos de contaminação pelo vírus, o principal motivo é a alta demanda de atendimento, enquanto que os casos clínicos (outros casos que não são de covid), diminuíram.
A recomendação agora é a de que os cidadãos busquem atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Jardim Aeroporto, na zona sul da cidade e na UPA do Anita, já na zona oeste de Franca.
Histórico
Desde o dia 6 de abril de 2020 o Álvaro Azzuz foi transformado em polo para a covid-19, isso foi mantido até novembro, quando o então secretário de saúde, José Conrado Netto, decretou oficialmente que o local passasse a atender novamente os casos clínicos. Na ocasião a demanda por síndromes respiratórias havia diminuído, o que motivou a decisão.
Entre novembro de janeiro, a procura voltou a subir, e o já prefeito Alexandre Ferreira abriu uma ala na lateral para atendimentos clínicos, o que manteria a separação entre pacientes que não estavam com suspeita de contaminação pelo vírus. Agora novamente o local será exclusivo para o coronavírus.
A segunda-feira (3), foi de movimento intenso no P.S., várias pessoas aguardavam do lado de fora o atendimento, cena que não era vista há semanas. A expectativa é a de que a demanda cresça ainda mais, visto a chegada do tempo seco e aglomerações que estão sendo registradas, especialmente em festas clandestinas.