Nesta terça-feira (27), o Grupo Santa Casa confirmou mais uma vez, que está com 100% de ocupação dos leitos de UTI para o tratamento da Covid-19. Atualmente são 37 unidades disponíveis no Hospital do Coração, na zona norte, e 22 disponíveis no Ambulatório Médico de Especialidades (AME), na área central, ambos administrados pelo grupo.
Nos últimos dias a tendência de queda que havia sido registrada em todo o estado, parecia dar sinais também em Franca, mas essa tendência acabou após todos os leitos serem novamente ocupados.
Na rede particular, de acordo com o último boletim divulgado pelo setor de epidemiologia, a ocupação era de 24 leitos de um total de 35 disponíveis. Essa média menor de ocupação na rede paga, é que segurava a taxa de ocupação em Franca abaixo dos 90%, já que a ocupação total leva em conta todos os leitos da rede privada e pública, mas o cenário deve mudar pelos próximos dias com a tendência de aumento na ocupação.
A situação de lotação máxima em leitos de UTI para Covid-19 em Franca não é novidade. A cidade sempre sofreu com a baixa quantidade disponibilizada pelo Estado e pelo Ministério da Saúde. Em 2020 por exemplo, o máximo de leitos disponíveis chegou a 37, o município ficou cerca de dois meses na fase vermelha, a mais restritiva, justamente pela baixa quantidade de unidades para o tratamento.
Em 2021 o número de leitos subiu para os atuais 59, ainda assim a ocupação fica acima dos 85% há meses.
Na semana passada a Prefeitura informou que realizou uma visita técnica ao Instituto de Medicina do Além (IMA), para a possiblidade de abertura de um hospital de campanha na estrutura. A expectativa é a de que pelo menos 30 leitos de UTI sejam abertos no local além dos leitos de enfermaria.
A visita teve como objetivo a avaliação das mudanças necessárias para tornar o local viável, a partir disso um projeto do hospital será enviado para o Estado, solicitando a abertura. Ainda não há uma data certa para que isso aconteça.