Um levantamento feito pelo Jornal Verdade, através da análise dos boletins da Vigilância Epidemiológica, aponta que a média móvel de mortes causadas pela covid-19 caiu 59% do dia 18 até o dia 24 de abril.
No domingo (18), primeiro dia analisado, a média móvel de mortes que leva em conta os óbitos registrados nos últimos sete dias, era de 2,7. Naquele domingo não foram registradas mortes causadas pelo coronavírus.
Na segunda-feira (19), a cidade registrou uma morte, mesmo assim a média móvel caiu 0,4, chegando a 2,3 óbitos por dia na última semana.
Na terça-feira (20), foi mais um dia sem mortes registradas em Franca, fazendo com que a média caísse mais 0,3, chegando aos 2,0 óbitos diários.
No feriado de quarta-feira (21), o município registrou mais um falecimento, mesmo assim a média continuou em declínio e caiu 0,4 pontos, chegando aos 1,6, patamares do início de janeiro quando a situação parecia mais controlada.
Já na quinta-feira (22), novamente não foram registradas mortes, o que fez com que a média móvel chegasse a 1,3. Na sexta-feira (23), foi registrado o maior número de óbitos da semana, 3 em apenas um dia. Ainda assim a média móvel de vítimas da covid-19, apresentou queda de 0,3, chegando ao índice de 1 óbito por dia em média na última semana.
No último boletim analisado deste sábado (24), quando foram registrados mais 3 falecimentos pela doença, a cidade subiu para o atual índice de 1,1.
Para os especialistas em saúde, a redução é um reflexo de medidas de distanciamento social, uso de máscaras e da vacinação, que esta semana incluiu mais dois grupos de idosos, os de acima de 65 e 64 anos.
Mesmo assim, o reflexo da vacinação no número de óbitos deve ser sentido quando uma maior parcela da população for vacinada, por isso a importância de continuar seguindo regras sanitárias, como o distanciamento social, usar máscaras, álcool em gel e evitar aglomerações.